Olimpíada de Língua Portuguesa 2014

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que irá premiar as melhores produções de textos de alunos de escolas públicas de todo o país.


Com o tema “Escrevendo o Futuro”, o concurso tem como objetivo estimular o interesse pela leitura e o desenvolvimento da escrita entre os estudantes de escolas públicas.

A Olimpíada é aberta a professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM). Sendo que as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de abril pelo site oficial do evento.

“O lugar onde vivo”

Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada mais uma vez adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os estudantes e seus professores irão trabalhar textos de quatro gêneros literários diferentes. Sendo que, os alunos do 5º e 6º anos EF irão competir com poemas, os do 7º e 8º anos EF escreverão textos de memórias literárias, já os do 9º ano EF e 1º ano EM participarão com crônicas e os do 2º e 3º anos EM irão redigir artigos de opinião.

Os professores inscritos deverão orientar seus alunos a escreverem textos originais, de autoria exclusiva dos respectivos alunos. Para isso, serão realizadas, em sala de aula, oficinas de escrita e leitura a partir do material pedagógico distribuído pelo concurso. Dessa forma, tanto professores quanto alunos participam da Olimpíada.

Nesta quarta edição, todo o processo de inscrição e adesão, digitação dos textos selecionados na Etapa Escolar e avaliação nas demais etapas serão realizadas por meio da internet. Sendo que as escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada, a cada dois anos, pelo Ministério da Educação em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Para mais informações consulte o site oficial do concurso.

0 Comments:

Postar um comentário