Literatura no Oscar 2014

As adaptações de obras literárias para o cinema têm se tornado cada vez mais frequentes em Hollywood, conquistando tanto os amantes do cinema como aqueles que adoram um bom livro.

Assim, tendo a Literatura como fonte de inspiração, muitos desses filmes se tornaram campeões de bilheteria e conquistaram o seu lugar na maior e mais importante premiação do cinema internacional, o Oscar.


Quatro filmes baseados em livros concorreram ao Oscar deste ano nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado, criada especialmente para os longas-metragens baseados tanto em livros, quanto em peças de teatro, musicais e até mesmo em parques de diversões, como o filme “Piratas do Caribe”.

Os Indicados

Portanto, os roteiros adaptados partem de histórias que tem uma maior aceitação em outras mídias, como é o caso do filme “Antes da Meia Noite” (Before Midnight) que, embora não seja baseado em um livro, também concorreu à categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Isso devido ao fato de que o roteiro não pertence a apenas um filme, mas trata-se do desdobramento de outros dois, “Before Sunrise” (1995) e “Before Sunset” (2004), mantendo os mesmos elementos dramáticos e de relacionamentos entre os personagens desde os filmes anteriores.

Dirigido por Richard Linklater, o filme teve seu roteiro escrito pelo próprio Linklater em conjunto com os atores Ethan Hawke e Julie Delpy, protagonistas da história.



Das páginas dos livros para as telas do cinema, temos o filme “Capitão Phillips” (Captain Phillips), baseado na biografia “A Captain’s Duty” escrita pelo Capitão Richard Phillips, que em 2009, teve seu cargueiro, o Maersk Alabama, sequestrado por piratas somalis.

Dirigido por Paul Greengrass (Zona Verde), o filme, estrelado por Tom Hanks, recebeu 6 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, escrito por Billy Ray (Intrigas de Estado, Plano de Vôo).



Dirigido pelo cineasta Martin Scorsese, o filme “O Lobo de Wall Street” (The Wolf of Wall Street) recebeu 5 indicações ao Oscar deste ano, além de ser a quinta colaboração do diretor com o ator Leonardo DiCaprio.

Baseado na autobiografia do corretor da Bolsa de Nova York, Jordan Belfort, publicado pela Bantam Books em 2006, o longa-metragem tem seu roteiro adaptado por Terence Winter, roteirista da série “Família Soprano” e produtor de “Boardwalk Empire”.



O longa-metragem “Philomena”, recebeu 4 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Dirigido por Stephen Frears, o filme é inspirado na história real relatada no livro “The Lost Child Of Philomena Lee” do jornalista Martin Sixsmith. Tendo seu roteiro adaptado por Steve Coogan e Jeff Pope.



E o Oscar foi para... “12 Anos de Escravidão”! 

Dirigido pelo britânico Steve McQueen (Hunger, Shame), o longa-metragem vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, conquistou o Oscar deste ano nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o). 

“12 Anos de Escravidão” (12 Years a Slave) é baseado em uma história real narrada no livro homônimo escrito em 1853 por Solomon Northup, o personagem principal da trama. Sendo que o filme teve seu roteiro adaptado por John Ridley.



Mais Adaptações

Vários outros filmes baseados em obras literárias também concorreram ao Oscar 2014, em categorias menores, como o longa “O Grande Gatsby” inspirado na obra de F. Scott Fitzgerald, que venceu o Oscar de Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.

Além do filme “A Menina que Roubava Livros”, baseado no livro homônimo de Markus Zusak, indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora. Sem falar no longa-metragem “O Hobbit - A Desolação de Smaug” baseado na obra do autor J.R.R. Tolkien, indicado nas categorias de Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Confira a lista completa dos indicados e vencedores do Oscar 2014 no site Omelete.

0 Comments:

Postar um comentário