Anunciados vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen de Literatura 2014

A escritora japonesa Nahoko Uehashi e o ilustrador brasileiro Roger Mello foram anunciados como os vencedores do renomado Prêmio Hans Christian Andersen, durante a 51ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que teve o Brasil como país convidado.


O prêmio, cujo nome é uma homenagem ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, existe desde 1956, e é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (IBBY) a escritores e ilustradores vivos, cujas obras deram uma contribuição duradoura para a literatura infantil e juvenil.

Melhor Escritora

foto: divulgação
Premiada autora japonesa de livros infantojuvenis, Nahoko Uehashi é conhecida por criar histórias inspiradas na cultura japonesa, que falam sobre honra, destino e sacrifício.


Assim como uma de suas obras mais famosas, “Moribito”, uma série de dez livros, que venderam mais de um milhão de cópias, e inspirou o anime de mesmo nome, além de ganhar alguns dos principais prêmios literários do Japão.

De acordo com o júri do prêmio, Uehashi “tem uma extraordinária capacidade de criar diferentes mundos de fantasia, e seu trabalho tem ternura e um grande respeito pela natureza e todas as criaturas”.

Melhor Ilustrador

foto: divulgação
Ilustrador, escritor e dramaturgo, Roger Mello ilustrou mais de uma centena de obras da literatura infantojuvenil, tendo também escrito cerca de vinte delas, como “Meninos do Mangue”, “João por um Fio”, “Carvoeirinhos”, entre outros.

Segundo o júri suas ilustrações “fornecem meios para explorar a história e a cultura do Brasil. Ele não subestima a capacidade da criança de reconhecer e decodificar fenômenos e imagens culturais. Suas ilustrações permitem que as crianças sejam guiadas pela história por sua imaginação”.

Mello é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio na categoria de Melhor Ilustrador, sendo que antes dele, as brasileiras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já haviam vencido na categoria de Melhor Escritor.

Considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, o Prêmio Hans Christian Andersen será entregue aos vencedores, em 10 de setembro, durante uma cerimônia no 34ª Congresso Internacional do IBBY, na Cidade do México.

2 comentários:

  1. Oi, amiga
    Nós brasileiros que, sempre aparecemos nas manchetes pela violência que se apresenta de diversas maneira...Ficamos orgulhosos por termos um artista, divulgando a cultura e representando nosso país.
    Valeu! Iuçara.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo Lúcia. São momentos como esses que nos fazem acreditar que o nosso país pode ser muito mais, e melhor.
      Valeu pelo comentário!
      Bjs

      Excluir