A escritora japonesa Nahoko Uehashi e o ilustrador brasileiro Roger Mello foram anunciados como os vencedores do renomado Prêmio Hans Christian Andersen, durante a 51ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que teve o Brasil como país convidado.
Melhor Escritora
foto: divulgação |
Assim como uma de suas obras mais famosas, “Moribito”, uma série de dez livros, que venderam mais de um milhão de cópias, e inspirou o anime de mesmo nome, além de ganhar alguns dos principais prêmios literários do Japão.
De acordo com o júri do prêmio, Uehashi “tem uma extraordinária capacidade de criar diferentes mundos de fantasia, e seu trabalho tem ternura e um grande respeito pela natureza e todas as criaturas”.
Melhor Ilustrador
foto: divulgação |
Segundo o júri suas ilustrações “fornecem meios para explorar a história e a cultura do Brasil. Ele não subestima a capacidade da criança de reconhecer e decodificar fenômenos e imagens culturais. Suas ilustrações permitem que as crianças sejam guiadas pela história por sua imaginação”.
Mello é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio na categoria de Melhor Ilustrador, sendo que antes dele, as brasileiras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já haviam vencido na categoria de Melhor Escritor.
Considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, o Prêmio Hans Christian Andersen será entregue aos vencedores, em 10 de setembro, durante uma cerimônia no 34ª Congresso Internacional do IBBY, na Cidade do México.
Oi, amiga
ResponderExcluirNós brasileiros que, sempre aparecemos nas manchetes pela violência que se apresenta de diversas maneira...Ficamos orgulhosos por termos um artista, divulgando a cultura e representando nosso país.
Valeu! Iuçara.
Bjs
Lúcia
Você disse tudo Lúcia. São momentos como esses que nos fazem acreditar que o nosso país pode ser muito mais, e melhor.
ExcluirValeu pelo comentário!
Bjs