Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha

A cidade italiana de Bolonha se torna palco hoje de um dos mais importantes eventos dedicados à literatura infantojuvenil, a Feira do Livro de Bolonha, que este ano terá o Brasil como país homenageado.


Em sua 51ª edição, o evento, que acontece até o dia 27 de março no Centro de Exposições de Bolonha, na Piazza Costituzione, é dedicado exclusivamente aos profissionais do mercado editorial internacional, como autores, ilustradores, tradutores, editores, entre muitos outros.

Assim, durante quatro dias, profissionais do mundo inteiro, se reúnem em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, para expor seus trabalhos, fazer negócios e participar de palestras, oficinas, lançamentos, debates e bate-papos sobre os mais variados assuntos.

“Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias”

Convidado de honra do evento, o Brasil será representado por grandes nomes da literatura nacional infantojuvenil, além de 39 editoras brasileiras e 55 ilustradores que irão exibir seus trabalhos na exposição "Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias".


Sendo que a exposição irá homenagear o renomado cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho. Além de contar com a participação do vencedor deste ano do prêmio Hans Christian Andersen de melhor ilustrador, Roger Mello.

Organizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o estande brasileiro também contará a presença da renomada escritora Ana Maria Machado, da autora e jornalista Marina Colasanti e da autora e ilustradora Marilda Castanha.

Assim como da escritora e ilustradora mineira Angela Lago, do ilustrador e artista plástico Nelson Cruz, da professora e ilustradora Ciça Fitipaldi, do escritor e ilustrador Eliardo França e do ilustrador e designer carioca Rui de Oliveira.

“Non ditelo ai grandi”

Pela primeira vez em 50 anos, a Feira do Livro de Bolonha abre as portas para o público, permitindo a entrada de crianças, jovens, suas famílias, professores e educadores, além de milhares de fãs da literatura infantojuvenil.


A feira destinou um pavilhão inteiro, o Hall 33, para a primeira edição da “Semana do Livro e Cultura para Crianças”, que tem como lema “Non ditelo ai grandi”, inspirado na obra da famosa escritora americana de literatura infantil e vencedora do Prêmio Pulitzer (1984), Alison Lurie.

O pavilhão, decorado com uma paisagem fantástica com base em um jogo de cartas que se refere a personagens fictícios, como reis, cavaleiros e bobos da corte, irá comportar uma grande biblioteca internacional, com milhares de títulos de todo o mundo.

O evento também contará com mais de 200 encontros e bate-papos com autores da literatura infantil, além de inúmeros laboratórios, oficinas, exposições e mais de mil ilustrações de todo o mundo.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário