Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2012

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, que tem como objetivo promover e divulgar a literatura mineira e brasileira, reconhecendo grandes nomes e abrindo espaço para os jovens escritores.


O Prêmio, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) de Minas Gerais, será dividido em quatro categorias: Conjunto da Obra, em que um escritor brasileiro vivo será homenageado, Poesia, Ficção (Conto) e Jovem Escritor Mineiro.

Nas categorias Poesia e Ficção (Conto), o concurso é aberto a escritores iniciantes e/ou profissionais, maiores de 18 anos, nascidos e residentes em território nacional. Sendo que está vedada a inscrição de obras do gênero “romance” na categoria Ficção.

Já a categoria Jovem Escritor Mineiro é restrita a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, nascidas em Minas Gerais ou residentes no Estado há pelo menos cinco anos. A obra inscrita deverá conter no máximo 20 páginas.

Os vencedores do concurso serão premiados com a quantia de R$ 212 mil, que será dividida entre as quatro categorias do Prêmio. Sendo 120 mil para a categoria Conjunto da Obra, 25 mil para Poesia, 42 mil para o Jovem Escritor Mineiro e 25 mil para Ficção (Conto).

As inscrições

Para participar, os interessados devem inscrever, até o dia 30 de setembro, uma obra inédita, que deverá ser protocolada de acordo com as disposições do Edital, no Suplemento Literário de Minas Gerais ou enviada pelo correio para o endereço a baixo.

Superintendência de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais - SUMAV
Avenida João Pinheiro, nº 342, Centro
Belo Horizonte/MG
CEP 30130-180.

O edital e a documentação necessária estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

0 Comments:

Postar um comentário