Comemorando o Dia Nacional do Livro!

Há 201 anos, nesta mesma data, a Real Biblioteca Portuguesa era transferida para o Brasil, e assim era fundada a Biblioteca Nacional, considerada a maior biblioteca da América Latina e segundo a UNESCO, uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Assim, em homenagem a este momento histórico, o país comemora hoje o Dia Nacional do Livro.

E para celebrar este dia, o movimento “Educar Para Crescer” decidiu lançar a campanha “Que Livro Fez a sua Cabeça?”, na qual qualquer pessoa pode participar enviando uma foto posando com seu livro preferido e uma frase justificando a escolha.


Para os que ainda não conhecem o “Educar para Crescer” é um movimento com o objetivo de transformar a Educação na grande pauta nacional. Sendo formado por várias personalidades de destaque no universo da educação.

Além de parceiros estratégicos, com atuação em áreas condizentes ao tema, o movimento conta ainda com o patrocínio da Malwee e da Editora Abril e o apoio da Confef e do Instituto Unibanco.

Que livro fez a sua Cabeça?

Diversas pessoas já estão participando da campanha, incluindo algumas personalidades como o apresentador do CQC, Marcelo Tas, que posou com “O Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa. “São centenas de pequenos textos, que podem ser lidos em qualquer ordem, em qualquer hora, em qualquer dia”, recomenda Tas.

Marcelo Tas & Thalita Rebouças / foto: divulgação
A campanha conta ainda com a adesão da escritora Thalita Rebouças, que posou ao lado da obra Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago. “O livro do Saramago mexeu muito comigo. Cheguei a sonhar com o livro, de tão arrebatada que estava pela narrativa, pela história. É um livro que faz pensar, repensar, olhar pra dentro da gente. Acho que valeu por anos de análise”, explica a escritora.

Para os interessados, ainda dá tempo de participar, é só tirar uma foto com o livro, que fez a sua cabeça, em frente ao rosto e enviá-la junto com o nome completo, perfil nas redes sociais, título e autor do livro e uma frase que justifique a escolha para o e-mail educarparacrescer@gmail.com.

A produção das fotos fica por conta dos participantes, que podem usar e abusar de poses e lugares inusitados, além de acessórios que tenham tudo a ver com a obra escolhida. As fotos já estão disponíveis para visualização no site oficial da campanha.

Seja tirando fotos ou apenas as vendo pelo site, a campanha é uma forma bem divertida de comemorar o Dia Nacional do Livro. Aproveitem e divirtam-se!

2 comentários:

  1. Olá, tenho uma proposta. Montei uma rádio online, ela toca música 24h. O que proponho é que você me ofereça um espaço em seu blogger, em troca falo o nome dele para acessarem. Nesta rádio toca música de todos os gêneros, noticiário nacional, informações sobre clima e um documentário curto. Atualmente o público da rádio em média é de 90 pessoas por dia. aguardo uma respostas. O link da rádio é http://radioexperimental2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir