Julian Barnes vence o Man Booker Prize 2011

quarta-feira, outubro 19, 2011 Iuçara Soares 2 Comentários ,


foto: Getty Images
O autor inglês, Julian Barnes recebeu, nesta terça-feira, um dos mais prestigiados prêmios literários, o Man Booker Prize, pelo seu último romance “The Sense of an Ending”.

O prêmio criado em 1968, é concedido anualmente à melhor obra de romance ou ficção escrita em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Comunidade Britânica ou da República da Irlanda.

Ao ganhador é assegurado grande reconhecimento internacional, além da quantia de 50 mil euros (138,6 mil reais).

Barnes, de 65 anos, já havia sido indicado outras três vezes ao prêmio, pelas obras “Arthur and George” (2005), “England, England” (1998) e “Flaubert's Parrot” (1984), mas nunca havia vencido, até agora.

Autor de dez romances, três contos e uma série de romances policiais escritos sob o pseudônimo de Dan Kavanagh, Julian Barnes recebeu inúmeros prêmios durante sua carreira como escritor, entre eles o prêmio de literatura David Cohen.

O décimo primeiro romance de Barnes, “The Sense of an Ending”, lançado em agosto deste ano, conta a história de um homem com cerca de 60 anos que devido a morte de um amigo da juventude, é forçado a revisitar seu passado.

Saiba mais sobre o autor neste post.

2 comentários:

  1. Ainda não, mas pretendo ler assim que for lançado aqui no Brasil, que pelo que soube será em breve.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!