segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma homenagem a Monteiro Lobato no Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje, 18 de abril, o país comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado o precursor da literatura infantil no Brasil.



Houve uma época em que as crianças brasileiras tinham acesso apenas a histórias infantis traduzidas do alemão e do inglês, como os famosos contos de “Chapeuzinho Vermelho” e “Rapunzel” criados pelos irmãos Grimm, além das encantadoras histórias do autor Hans Christian Andersen, como a Pequena Sereia.

Foi nesse momento que surgiu Monteiro Lobato, e de sua mente criativa nasceram personagens e histórias inesquecíveis, que até hoje encantam crianças e adultos. Dentre tais histórias, a mais famosa de todas é, certamente, o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Contista, ensaísta, tradutor, editor e jornalista, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Publicou seus primeiros contos em jornais e revistas, tendo, posteriormente, reunido uma série deles na obra Urupês.

José Bento Monteiro Lobato
"Um país se faz com homens e livros", ressaltava sempre Monteiro Lobato, que possuía uma verdadeira devoção ao universo da literatura infantil, tendo produzido inúmeras obras e histórias.

Se desejar saber mais sobre o autor e suas obras é só visitar o site InfoEscola.

2 comentários:

  1. ADOREI ESSE LIVRO DO PICA PAU AMARELO

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro as histórias do Sítio do Pica Pau amarelo!

    ResponderExcluir