Uma homenagem a Monteiro Lobato no Dia Nacional do Livro Infantil

segunda-feira, abril 18, 2011 Iuçara Soares 2 Comentários ,


Hoje, 18 de abril, o país comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado o precursor da literatura infantil no Brasil.


Houve uma época em que as crianças brasileiras tinham acesso apenas a histórias infantis traduzidas do alemão e do inglês, como os famosos contos de “Chapeuzinho Vermelho” e “Rapunzel” criados pelos irmãos Grimm, além das encantadoras histórias do autor Hans Christian Andersen, como a Pequena Sereia.

Foi nesse momento que surgiu Monteiro Lobato, e de sua mente criativa nasceram personagens e histórias inesquecíveis, que até hoje encantam crianças e adultos. Dentre tais histórias, a mais famosa de todas é, certamente, o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. 

Contista, ensaísta, tradutor, editor e jornalista, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Publicou seus primeiros contos em jornais e revistas, tendo, posteriormente, reunido uma série deles na obra Urupês.

José Bento Monteiro Lobato
"Um país se faz com homens e livros", ressaltava sempre Monteiro Lobato, que possuía uma verdadeira devoção ao universo da literatura infantil, tendo produzido inúmeras obras e histórias. 

Se desejar saber mais sobre o autor e suas obras é só visitar o site Monteiro Lobato.

2 comentários:

  1. ADOREI ESSE LIVRO DO PICA PAU AMARELO

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro as histórias do Sítio do Pica Pau amarelo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!