Jennifer Egan recebe prêmio Pulitzer de Literatura

A autora americana, Jennifer Egan recebeu, nessa segunda-feira dia 18, em Nova York, o prêmio Pulitzer de literatura na categoria de melhor ficção, pela obra “A Visit from the Goon Squad”.

Jennifer Egan / foto: divulgação
"Um romance que é como um disco, que vai seguindo de canção em canção, de assunto a assunto", explica a escritora ao falar de seu livro, acrescentando ainda que "cada capítulo/canção têm vida própria, que contribui para formar um todo, num contexto vital".

Também ganhador do “National Book Critics Circle Award” em 2010, o livro, que tem o tempo como uma de suas figuras principais, retrata, de forma inovadora, o mundo da música e seus personagens.

"O livro é sobre o tempo, e o tempo e a música estão tão entrelaçados"
, disse Egan ao The Brooklin Paper. "Nós revisitamos nosso passado, ouvindo músicas que significaram muito para nós em alguns momentos", ressalta a escritora.

Para o júri do Pulitzer a obra de Jennifer é "inovadora na estrutura narrativa", podendo ser classificada como "uma inventiva investigação sobre o processo de amadurecimento e sobre como isso pode acontecer na era digital, onde mudanças culturais acontecem a uma velocidade atípica".

Sendo um dos mais prestigiados prêmios dos Estados Unidos, o Pulitzer, que existe desde 1917, é entregue apenas a pessoas que realizam trabalhos de excelência nas áreas de jornalismo, literatura e música. Premiando os vencedores com a quantia de 10 mil dólares.

Ainda não há previsão para o lançamento do livro no Brasil, na verdade o único título da autora publicado no país, até o momento, é a obra “Uma história a três”, que foi adaptada para o cinema em 2001, tendo Cameron Diaz no papel principal.

Conheça os vencedores do prêmio no site oficial do Pulitzer.

0 Comments:

Postar um comentário