Já começou um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Em sua 22ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com cerca de 43 convidados nacionais e internacionais. Sendo que este ano, o evento, que acontece até o dia 13 de outubro na cidade histórica de Paraty, irá homenagear um dos autores mais importantes do início do século XX no Rio de Janeiro, João do Rio, o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921).
Convidados
Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação inúmeros autores, ilustradores, jornalistas, atores, músicos, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas, que participam de 19 mesas de debates, que terão como foco a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade.
Entre os autores internacionais estarão as italianas Ilaria Gaspari e Lisa Ginzburg, o francês Édouard Louis, os americanos Danny Caine e Robert Jones Jr., a chilena Arelis Uribe, a argentina Gabriela Cabezón Cámara, a espanhola Brigitte Vasallo, o senegalês vencedor do Goncourt Mohamed Mbougar Sarr, o colombiano Juan Cárdenas, assim como o autor Atef Abu Saif, que nasceu no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, o pesquisador belga Mark Coeckelbergh, e muito mais.
Já entre os convidados nacionais estará a escritora, tradutora e professora de escrita criativa Julia Dantas, o influenciador digital Felipe Neto, o premiado autor Joca Reiners Terron, o escritor, professor e pesquisador Jeferson Tenório, a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz, a jornalista, comentarista e escritora Patrícia Campos Mello, a premiada escritora crítica literária, compositora e historiadora Micheliny Verunschk, o autor, ativista ambiental e líder indígena Raoni Metuktire, entre muitos outros.
As mesas da programação principal da Flip serão transmitidas gratuitamente via streaming pelo canal oficial do evento no YouTube. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo Facebook.
Programação educativa
A cidade fluminense também abriga uma série de eventos paralelos a festa literária, com o intuito de construir pontes entre a literatura e o território, abrindo caminhos para identificar, revelar, valorizar e preservar o patrimônio material e imaterial de Paraty.
Com espaço cada vez mais valorizado no universo editorial, a literatura infantil e juvenil segue a todo vapor na Flip com os espaços “Flipinha” e “FlipZona”, na tenda da Praça da Matriz, e sua tradicional programação de mesas literárias com renomados autores e ilustradores, árvores de livros, regata, apresentações artísticas, mediação de leitura, exibição de filmes, e muito mais.
Entre os autores confirmados estão Alexandre Rampazo, Ana Fátima, Bianca Santana, Caroline Carvalho, Clara Alves, Clara Gavilan, Claudio Fragata, Eliana Alves Cruz, Everson Bertucci, Flávia Martins de Carvalho, Geni Núñez, Gustavo Cerqueira, Jeferson Tenório, Kal Ribeiro, Kiusam de Oliveira, Luana Vignon, Luiz Antonio Simas, Manuela Navas, Otávio Júnior, Pamela Vaz, Paula Schiavon, Sofia Mariutti, Socorro Acioli, Stênio Gardel e Tino Freitas.
Sendo que uma das novidades deste ano é a inauguração de uma nova frente de atuação: a “Casa Flipeira”, que funciona como um espaço cultural de acolhimento para a população local, oferecendo formações para educadores, programação artística e cultural ao longo do ano, além de um acervo diversificado de livros voltado para a literatura infantil e juvenil. Ao final desta edição, a Casa Flipeira também será responsável pela continuidade e gestão das doações de livros realizadas pelo Educativo Flip, que, por meio da parceria com as editoras participantes da Festa Literária, já fez uma doação de mais de 80 mil livros para diversas instituições em Paraty.
Durante a Flip, inúmeras casas parceiras também promoverão uma programação para agradar a todas as idades, como é o caso da Casa Edições Sesc, que contará com a participação de autores da editora e convidados especiais, que irão debater temas ligados aos seus livros, como a inteligência artificial, a democracia, os direitos LGBTQI+, a filosofia, a história, e muito mais. Também haverá apresentações de teatro e música, além da livraria, com venda de títulos com descontos.
Já a Casa PublishNews contará com mais de 30 horas de eventos, 79 participantes, 27 mesas/painéis (contando debates, entrevistas, bate-papos e sessões de autógrafos, além de pocket show e lançamentos de livros) e quatro happy hours. Enquanto que, a Casa Estante Virtual promoverá uma série de bate-papos com grandes autores, criadores de conteúdo e livreiros.
O evento também contará com o espaço “Portugal: Livros e Sabores”, um café literário com bate-papos, chefs portugueses e brasileiros preparando pratos inspirados em livros e em receitas icônicas, e degustação de vinhos de várias regiões de Portugal. Sendo que o espaço terá como anfitriões os escritores José Luís Peixoto (Portugal) e Rafael Gallo (Brasil).
Confira a programação completa da Flip no seu site oficial.
0 Comments:
Postar um comentário