Beren e Lúthien já nas livrarias

A editora HarperCollins Brasil lança, oficialmente, o mais novo livro no universo épico criado pelo renomado autor J. R. R. Tolkien.


“Beren e Lúthien”, publicado originalmente no final de 1916, conta com capa dura, a mesma arte da edição britânica, desenhos e pinturas de Alan Lee, que também ilustrou “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, tradução de Ronald Kyrmse e 368 páginas, nas quais é narrado por Christopher Tolkien o conto que tornou-se um elemento fundamental na evolução de “O Silmarillion”, os mitos e lendas da Primeira Era do Mundo concebidos por J. R. R. Tolkien.

A história

Essencial à história, e jamais modificado, é o destino que se impõe sobre o amor dos protagonistas: Beren é um homem mortal, enquanto Lúthien é uma elfa imortal. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se ao relacionamento e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É esse o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien de juntos roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Melkor, chamado Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo.

Neste livro, Christopher Tolkien tenta extrair a história de Beren e Lúthien da obra mais abrangente em que está inserida. Contudo, a própria lenda foi se modificando conforme novas associações foram sendo criadas dentro da narrativa maior. A fim de mostrar um pouco do processo pelo qual essa lenda da Terra-média evoluiu ao longo dos anos, ele conta a história nas próprias palavras de seu pai ao fornecer, primeiro, a forma original do texto e, em seguida, passagens em prosa e em verso de textos tardios que ilustram a narrativa à medida que ela muda. 

Saiba mais sobre o livro no site oficial da editora HarperCollins Brasil.

0 Comments:

Postar um comentário