Primavera Literária do Rio de Janeiro 2017

Já começou a tradicional Primavera Literária do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos de editoras independentes do país, que tem como objetivo promover a bibliodiversidade e a difusão da cultura literária nacional.


Em sua 17ª edição, a Primavera Literária Rio está de casa nova, trocando os jardins do Museu da República pela histórica Casa França, na rua Visconde de Itaboraí, nº 78, no centro da cidade. O evento acontece até o dia 29 de outubro, das 10 às 20h, sendo que a entrada é gratuita.

Primavera de atrações

Com inúmeras atrações para agradar a todos os públicos, o evento conta com palestras, oficinas, apresentações artísticas, saraus, música, lançamentos de livros e de novos autores, além de sessões de autógrafos, debates e bate-papos com inúmeros convidados, que se reúnem para discutir temas como à política, o conservadorismo, a gastronomia, o mercado editorial, o livro digital, a história, a literatura infanto-juvenil, a literatura em tempos de redes sociais, o marketing digital, e muito mais. 

Entre os convidados estão o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, que participa de um debate sobre o Rio de Janeiro, crônicas e música. Assim como o professor e historiador Bernardo Kocher, o cineasta Pedro Asbeg, o escritor e artista visual Bruno Dante, a juíza Andrea Pachá, o jornalista e ator Ernesto Xavier, a ilustradora Thais Linhares, o escritor e ilustrador Marcelo Amaral, a antropóloga Alba Zaluar e o poeta Bruno Levinson. Além dos autores Arnaldo Mourthé, Joana Monteleone, Andrea Viviana Taubman, e muitos outros.

O evento também conta com a participação de mais de 40 editoras independentes, que oferecem uma grande variedade de títulos para os inúmeros leitores. Como as vendas serão realizadas diretamente pelas editoras, os visitantes contam com descontos especiais de até 20% em relação aos preços praticados nas livrarias.

Outras atrações

A Primavera Literária Rio deste ano celebra o Rio de Janeiro, propondo uma reflexão sobre a realidade da cidade e o momento atual em que se encontra. Além de prestar uma homenagem ao antropólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro e a premiada escritora de livros infantis Sylvia Orthof, com mesas de debate, nas quais serão discutidas suas obras.

Há ainda o “Clube Quindim”, um espaço especialmente criado para o público infantil, que faz sua estreia na Primavera Literária com inúmeras atrações, como contação de histórias, jogos, oficinas, apresentações artísticas, e muito mais.

A Primavera Literária é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do BNDES e o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, da Casa França-Brasil e do Bibliomundi. O evento ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e em 2015 a primavera também chegou às cidades de Belo Horizonte e Salvador. 

Saiba mais no site oficial da LIBRE.

0 Comments:

Postar um comentário