Bienal Internacional do Livro Rio 2017

Atenção leitores, já começou a tão esperada Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece até o dia 10 de setembro no Riocentro.


Em sua 18ª edição, o evento promete uma programação cultural atraente, variada e dinâmica, promovendo uma festa da cultura, da literatura e da educação, com direito a apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes autores nacionais e internacionais, dos mais diversos estilos literários.

Entre eles a britânica Paula Hawkins, autora do bestseller internacional “A Garota no Trem”, que vem ao Brasil pela primeira vez. Assim como as escritoras americanas Jenny Han, criadora da trilogia de sucesso “Para todos os garotos que já amei”, e Gayle Forman, autora do famoso romance “Se eu ficar”. Além do repórter e autor americano, ganhador do Prêmio Pulitzer, Charles Duhhigg.

Convidados

Em uma área de 80 mil metros quadrados, a bienal deste ano contará com a presença de mais de 300 convidados de diversos países, assim como algumas das principais editoras, livrarias e distribuidoras brasileiras, e cerca de 200 expositores, que irão apresentar os mais importantes lançamentos editorias, além de oferecer uma diversidade única de 50 mil títulos para os inúmeros visitantes.

Sendo que, entre os convidados internacionais estarão o professor, filósofo e crítico literário italiano Nuccio Ordine, a autora portuguesa Sofia Silva, o escritor angolano Pepetela, a autora australiana Leisa Raven, e o professor americano de psicologia e psiquiatria Carl Hart. Assim como as autoras americanas Karin Slaughter (Flores Partidas), Abbi Glines (Rosemary Beach), V.E. Schwab (A Guardiã de Histórias), e muitos outros.

Já entre os convidados nacionais estarão os renomados autores Miriam Leitão, Fabricio Carpinejar, Edney Silvestre, Ana Maria Machado, Mary Del Priore, Raphael Montes, Pedro Gabriel, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Carina Rissi, Raphael Draccon, André Vianco, Eduardo Spohr, Carolina Munhóz, Affonso Solano, Isabela Freitas, Luiza Trigo, Heloisa Seixas, e Santiago Nazarian. Além dos quadrinistas Will Conrad, Fábio Moon e Gabriel Bá, do jornalista e apresentador de TV Marcelo Tas, do humorista Fernando Caruso, da Chef Rita Lobo, do cantor e compositor Martinho da Vila, do cientista político Murillo de Aragão, do autor e cantor Lobão, do escritor e produtor cultural do “Sempre Um Papo”, Afonso Borges, entre muitos outros.

Homenagens

O que não vai faltar na Bienal deste ano serão homenagens, a começar pela celebração dos 100 anos do Samba e do centenário da Revolução Russa de 1917, assim como os 75 anos do Grupo Editorial Record, que durante o evento prestará uma homenagem especial ao seu presidente Sérgio Machado, falecido em 2016.

O evento também irá homenagear o grande maestro e compositor da música popular brasileira, Tom Jobim, que completaria 90 anos em 2017. O maestro que com a música criou um retrato de nosso povo e de nossa história terá sua vida e obra celebradas por um dos mais queridos escritores brasileiros em atividade, o jornalista e biógrafo, Ruy Castro.

A bienal preparou ainda uma homenagem especial ao poeta, biógrafo, tradutor e ensaísta, Ferreira Gullar, falecido em dezembro de 2016, que será homenageado por alguns dos maiores conhecedores de sua obra, com uma leitura especial de poemas que marcaram a cultura brasileira.

Venha viver muitas histórias!

Durante onze dias, a bienal do livro irá reunir alguns dos mais renomados escritores, ilustradores, jornalistas, artistas, pensadores e personalidades de diversas partes do mundo para discutir os mais variados assuntos, como a literatura, as artes, a poesia, a música, a gastronomia, o jornalismo, a educação, a política, a economia, os quadrinhos, o livro digital, as mídias sociais, o preconceito, o cinema, a TV, e muito mais.

Tudo isso em seis diferentes espaços, criados especialmente para agradar a leitores de todas as idades e gostos literários. Sendo um deles, o tradicional “Café Literário”, principal centro de debates do evento, no qual mais de cem autores, pensadores e personalidades irão discutir sobre temas atuais e de relevância social e cultural, como a igualdade racial, a reforma política, a pós-verdade, o meio ambiente, e muito mais.

Já no “Encontro com Autores”, os mais famosos escritores, ilustradores e quadrinistas recebem o público para um bate-papo sobre suas obras e seu processo de criação. Entre eles estarão os renomados quadrinistas Ziraldo e Mauricio de Sousa, assim como o premiado autor Pedro Bandeira, o escritor, filósofo e educador Mario Sergio Cortella, e as autoras infanto-juvenis Babi Dewet, Carol Christo, Pam Gonçalves, Melina Souza, e muitos outros.

As crianças também terão seu lugar garantido no “EntreLetras”, um espaço especialmente criado para aqueles que estão ingressando no mundo da leitura e suas famílias, com diversas atividades interativas que oferecem uma oportunidade de integração com o mundo mágico dos livros, além de apresentações artísticas, espetáculos e muita diversão. Tudo isso, em um cenário criado com espelhos, ilusão de ótica, luz negra e muito mais.

Novidades

Um dos principais destaques desta edição serão os novos espaços, como a “Arena #SemFiltro”, criada para conectar as diversas gerações com bate-papos sem filtro, onde jovens e adolescentes irão discutir os mais diversos temas, como as plataformas de conteúdo, o universo jovem, os games, a autobiografia, o intercâmbio cultural, e muito mais, com a presença de personalidades e autores. Entre eles Leo Jaime, Sophia Abraão, Larissa Manoela, RezendeEvil, Kéfera, Marcius Melhem, Marina Ruy Barbosa, e muitos outros.

Há ainda o “Espaço Livro Digital”, que aborda o universo digital em todas as suas áreas:  e-books, audiobooks, influenciadores, redes sociais, e autores. Além de contar com oficinas, palestras, um sarau com textos lidos pela tela do celular, uma sessão pipoca com fones, para que o público possa ouvir uma história através dos audiolivros, e mais de vinte atividades.

Sem falar na área “Geek & Quadrinhos”, um espaço no qual os maiores autores, artistas e influenciadores da cultura pop se reúnem para discutir suas experiências no mercado de quadrinhos, seus novos trabalhos e muito mais. Entre os convidados estarão a colorista Cris Peter (Pétalas), a ilustradora Adriana Melo (Doctor Who), a publicitaria Fernanda Nia (Como Eu Realmente), e vários outros. O espaço também promete diversas atividade para agradar Nerds e Geeks, como experiências com realidade virtual, games, oficina de Poções, oficina HQ, apresentações de cosplays, mesas de jogos de tabuleiro, batalha ilustrada e até sessões de swordplay.

A bienal do livro também contará com a segunda edição do “Fórum de Educação”, um encontro, exclusivo, para professores, educadores e docentes. Assim como o segundo Encontro Internacional de Profissionais do Livro, no qual agentes, executivos e especialistas de diversos países se reúnem para discutir temas relevantes para a indústria do livro.

Não percam!!! 😊

Confira a programação completa no site oficial da Bienal do Livro Rio.

0 Comments:

Postar um comentário