Festa Literária Internacional de Paraty 2017

A cidade histórica de Paraty se torna palco hoje de um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).


Em sua 15ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com mais de 46 convidados nacionais e internacionais. Sendo que este ano, o evento, que acontece até o dia 30 de julho, irá homenagear o jornalista e escritor carioca, Lima Barreto.

Convidados

Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação inúmeros autores, ilustradores, jornalistas, atores, músicos, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas, que participam de 22 mesas de debates, nas quais serão discutidos os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, o cinema, a poesia, o preconceito, o ativismo, a arte, o feminismo, o mito, os limites da ficção e da não ficção, as histórias de guerra e sobrevivência, e muito mais.

Entre os convidados internacionais estará o renomado correspondente de guerra e escritor americano, vencedor do Prêmio Pulitzer de Biografia 2016, William Finnegan, assim como os famosos autores, vencedores do Man Booker Prize de 2015 e 2016, respectivamente, Marlon James (Jamaica) e Paul Beatty (EUA), que irão discutir “O grande romance americano” no sábado, às 21h30.

Também estarão presentes no evento a jornalista, escritora e tradutora espanhola Pilar del Río, o tradutor, professor e escritor português Frederico Lourenço, o escritor e compositor islandês Sjón, a escritora chilena Diamela Eltit, o romancista francês Patrick Deville, a autora ruandesa Scholastique Mukasonga, a jornalista e escritora argentina Leila Guerriero, e a poeta, dramaturga e autora, sul-africana radicada em Londres, Deborah Levy.

Já entre os convidados nacionais estará a romancista Ana Miranda, a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, o pianista e compositor André Mehmari, o diretor de teatro e cinema Felipe Hirsch, o historiador e escritor, vencedor do Prêmio Machado de Assis 2017, João José Reis. Assim como o documentarista Carlos Nader, a jornalista e escritora Luciana Hidalgo, o ator e escritor Lázaro Ramos, a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô, e os escritoras e poetizas Conceição Evaristo e Carol Rodrigues, além de muitos outros.

As mesas da programação principal da Flip serão transmitidas ao vivo pelo streaming do site oficial do evento. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube, Twitter e Facebook.

Mais eventos

Além da Flip, a cidade fluminense de Paraty também abriga uma série de eventos paralelos a festa literária, como a tradicional Flip+, realizada na Casa da Cultura, entre os dias 27 a 30 de julho. Com uma programação dedicada a língua portuguesa, a Flip+ contará com oficinas, apresentações artísticas e mesas de debates, além de uma exposição audiovisual em homenagem a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em 2015.

Sendo que, a Casa da Cultura abriga ainda a FlipZona, considerada a “ala jovem” da Flip, uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia, que tem como objetivo incentivar o habito de leitura nos jovens por meio das novas mídias. Tendo como foco a produção audiovisual, o evento também promove a convergência entre a literatura, o patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais, por meio da exibição de filmes e mini documentários seguidos de debates, mesas literárias sobre novas formas de linguagem e rodas de conversa destacando a leitura como um direito humano.

Entre os convidados estarão à atriz e escritora Fernanda Torres, o cineasta e autor Jorge Furtado, e a autora e roteirista de cinema e TV Maria Camargo, que juntos participam, no sábado às 12h, da mesa literária “Assista a esse livro”, com mediação do jornalista, romancista, documentarista e apresentador Edney Silvestre.

Há ainda um evento dedicado, especialmente, ao público infantil, a Flipinha, um espaço na Praça da Matriz, que promove o encontro de diferentes gerações com alguns dos mais renomados autores e ilustradores, além de ser o ponto de partida dos Cortejos Literários, uma das novidades desta edição. O evento também contará com as tradicionais árvores de livros, atividades de mediação de leitura, e muito mais.

Durante a Flip, a Casa Amado e Saramago, localizada no Centro Histórico de Paraty, também irá oferecer uma ampla programação com apresentações de livros, mesas redondas, concertos, sessões de leitura e exposições. Além de contar com a participação de inúmeros convidados como o poeta português José Luís Peixoto, a escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida, o jornalista e autor brasileiro Lira Neto, e muitos outros.

Confira a programação completa da Flip no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário