Goodreads Choice Awards 2016

domingo, fevereiro 26, 2017 Iuçara Soares 0 Comentários


Véspera de Carnaval, as pessoas vão às ruas para entrar na folia, mas nem todos, pois muitos preferem ficar em casa e fazer uma maratona de sua série preferida, ou simplesmente curtir um bom livro. E para os leitores, que ainda estão em dúvida quanto as suas listas de leituras, aqui vai uma sugestão, o “Goodreads Choice Awards” elegeu em 2016 os melhores livros do ano.


O concurso é realizado pela maior rede social de livros, a Goodreads, que possui cerca de 55 milhões de usuários e mais de 1,5 bilhões de obras cadastradas. Sendo que são os próprios usuários da rede social que escolhem, por meio de votação online, as melhores obras do ano, indicadas por críticos especializados e divididas em 20 categorias literárias. 

Os Vencedores

Para a alegria dos leitores brasileiros, muitas das obras vencedoras já foram publicadas no país por diversas editoras. Como o bestseller “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” (Harry Potter and the Cursed Child), nono livro da saga do famoso bruxinho da escritora J. K. Rowling, eleito o melhor livro na categoria Fantasia, tendo sido lançado no país em outubro de 2016 pela editora Rocco.

Considerado um sucesso de críticas e vendas, “Último Turno” (End of Watch), o surpreendente final da trilogia bestseller do New York Times, que teve inicio com a obra “Mr. Mercedes” do mestre do suspense Stephen King, lançado pela editora Suma de Letras em 2016, conquistou o título de melhor livro na categoria Mistério & Thriller. 

Outra obra que tem feito muito sucesso no Brasil e no mundo é “O Oráculo Oculto” (The Hidden Oracle), primeiro volume da saga “As Provações de Apolo” do autor Rick Riordan, que mais uma vez tem sua obra eleita na categoria Middle Grade & Children's. O livro foi lançado no ano passado pela editora Intrínseca, assim como “A Garota com a Tribal nas Costas” (The Girl with the Lower Back Tattoo) de Amy Schumer, eleito o melhor livro na categoria Humor.

Já o primeiro lugar na categoria Science Fiction ficou com “Estrela da Manhã” (Morning Star), terceiro e último volume da famosa saga “Red Rising” do escritor Pierce Brown, publicada no Brasil pela editora Globo Livros. Enquanto que a obra “Corte de Névoa e Fúria” (A Court of Mist and Fury), segundo volume da série “Corte de Espinhos e Rosas” de Sarah J. Maas, lançada pela editora Galera Record, conquistou o título de melhor livro na categoria Young Adult Fantasy & Science Fiction

O que faz de Pierce Brown, Sarah J. Maas e Rick Riordan, campeões invictos do Goodreads Choice Awards, ao lado da autora Colleen Hoover, cuja mais recente obra “It Ends with Us”, prevista para ser lançada pela editora Galera Record em 2017, conquistou o título de melhor livro na categoria Romance. E por falar em romances, a obra “Truly Madly Guilty” da escritora Liane Moriarty, prevista para ser lançada em junho deste ano pela editora Intrínseca, foi eleita na categoria de melhor livro de Ficção. 

Considerado um dos dez melhores livros de 2016 pelo New York Times, o vencedor do The National Book Award, “The Underground Railroad” de Colson Whitehead, previsto para ser lançado em abril de 2017 pela HarperCollins Brasil, foi eleito a melhor obra na categoria Historical Fiction. Mais uma obra prevista para ser lançada este ano no país é “Salt to the Sea” (Editora Arqueiro) de Ruta Sepetys, eleito melhor livro na categoria Young Adult Fiction. Assim como o romance policial “The Fireman” (Editora Arqueiro) de Joe Hill, vencedor da categoria de melhor livro de Horror.

Nas categorias Debut Goodreads Author e Graphic Novels & Comics foram eleitos o bestseller “A Rebelde do Deserto”, primeiro livro da série “Rebel of the Sands” da autora estreante Alwyn Hamilton, e a graphic novel “Ninguém vira adulto de verdade” (Adulthood Is a Myth) de Sarah Andersen. Ambas publicadas no país em 2016 pela editora Seguinte. Sendo que na categoria Memória & Autobiografia foi eleito o livro “O Último Sopro de Vida” (When Breath Becomes Air) do escritor Paul Kalanithi, lançado no ano passado pela editora Sextante.

Assim, dentre os 20 livros vencedores do Goodreads Choice Awards, nove já foram publicados no Brasil e pelo menos cinco estão previstos para serem lançados este ano. No entanto, infelizmente, seis obras ainda não têm previsão para lançamento no país, como a biografia “Leonard: My Fifty-Year Friendship with a Remarkable Man” de William Shatner, que conquistou a categoria de melhor History & Biography.

Confira as demais categorias e suas obras vencedoras no infográfico a baixo:


Saiba mais sobre os livros e o concurso no site oficial da Goodreads e confira também as mensagens de agradecimento que os autores vencedores postaram no site.

Boas leituras, leitores! ;)

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!