Bienal Internacional do Livro Rio 2015

Atenção leitores, tem inicio hoje a tão aguardada Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece até o dia 13 de setembro no Riocentro.


Como parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de janeiro, o evento deste ano promete uma programação cultural atraente e diversificada, com direito a apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes autores nacionais e internacionais, dos mais diversos estilos literários.

Entre eles o escritor britânico David Nicholls, autor de best-sellers internacionais como “Um Dia” e “Nós”, assim como o autor Joseph Delaney, criador da famosa saga “As Aventuras do Caça-Feitiço”, o americano Josh Malerman, autor do thriller psicológico “Caixa de Pássaros”, e as autoras da literatura fantástica, Leigh Bardugo (Trilogia Grisha) e Colleen Houck (Saga do Tigre).

Convidados

Neste ano, a bienal contará com a presença de mais de 200 convidados de diversos países, assim como algumas das principais editoras, livrarias e distribuidoras brasileiras, e cerca de 950 expositores, que irão apresentar os mais importantes lançamentos editorias, além de oferecer uma diversidade única de títulos para os inúmeros visitantes.

Sendo que, entre os convidados internacionais estarão o filósofo e sociólogo francês Jacques Leenhardt, o autor português Pedro Chagas Freitas, a jornalista e escritora britânica Sophie Kinsella e o autor americano Raymond E. Feist, criador da saga “O Mago”Assim como o cartunista e autor Jeff Kinney, criador da série infanto-juvenil “O Diário de um Banana”, e as autoras Colleen Hoove (Hopeless) e Anna Todd (After).

Já entre os convidados nacionais estarão os renomados autores Miriam Leitão, Laurentino Gomes, Edney Silvestre, Ignácio de Loyola Brandão, Mary Del Priore, Raphael Montes, Pedro Gabriel, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Carina Rissi, Raphael Draccon, André Vianco, Ruy Castro, Bráulio Tavares, Affonso Solano e Marcelo Rubens Paiva. 

Além dos quadrinistas Will Conrad, Fábio Moon e Gabriel Bá, dos poetas Paulo Henriques Britto e Paulo Scott, do jornalista William Waack, do filósofo Mario Sergio Cortella, do ator Thiago Lacerda, do ator, humorista, roteirista e escritor Gregório Duvivier, do poeta e compositor Bernardo Vilhena, do compositor e produtor Dado Villa-Lobos, conhecido por seu trabalho como guitarrista na banda Legião Urbana, e da cantora, compositora e atriz Karina Buhr, entre muitos outros.

Homenagens

Em sua 17ª edição, o evento deste ano irá homenagear o cartunista e autor, imortal da Academia Brasileira de Letras, Mauricio de Sousa, o pai da “Turma da Mônica”, que comemora seus 80 anos na bienal, com direito a exposições e debates, além de receber o Prêmio José Olympio, entregue pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros a personalidades que promovem a leitura. 


Já o país homenageado será a Argentina, que irá apresentar um pouco de sua cultura, arte e literatura em um estande de 400m², que lembra as geleiras da Patagônia e o relevo das montanhas do Rio. Sendo que, o estande também contará com um auditório batizado de “Manuel Puig” em homenagem ao renomado escritor.

Com o slogan “Cultura em Movimento”, o espaço contará com uma ampla programação literária e artística, com mais de 20 atividades, no qual participam 15 dos mais renomados autores e personalidades da Argentina, como Diana Bellessi, Sergio Olguín, Mariana Enríquez e Claudia Piñero, além do grupo de jazz Escalandrum

Falando em homenagens, a bienal também preparou uma homenagem especial ao romancista, contista e cronista João Ubaldo Ribeiro, falecido em julho de 2014, e ao poeta, biógrafo, tradutor e ensaísta, Ferreira Gullar, que estará presente no evento. Sendo que, o evento também prestará homenagens aos 70 anos da Segunda Guerra Mundial, ao 150º aniversário da obra “Alice no País das Maravilhas” do escritor francês Lewis Carroll e aos 70 anos sem Mário de Andrade.

Venha viver muitas histórias!

Assim, durante onze dias, a Bienal Rio irá reunir alguns dos mais renomados escritores, ilustradores, jornalistas, artistas, pensadores e personalidades de diversas partes do mundo para discutir os mais variados assuntos, como a literatura, as artes, a poesia, a história, a gastronomia, o jornalismo, a educação, a política, a economia, os quadrinhos, o livro digital, e muito mais.


Tudo isso em seis diferentes espaços, criados especialmente para agradar a leitores de todas as idades e gostos literários. Sendo um deles, o tradicional Café Literário, principal centro de debates do evento, no qual autores, pensadores e personalidades irão discutir sobre temas atuais e de relevância social e cultural. O Café também contará com um espaço reservado para autógrafos.

Já no Conexão Jovem e no Encontro com Autores, os mais famosos autores, ilustradores e quadrinistas recebem o público para um bate-papo sobre suas obras e seu processo de criação. Entre eles estará à autora americana de best-sellers Julia Quinn, o jornalista, escritor, e blogueiro Eduardo Spohr, e as famosas autoras da literatura infanto-juvenil, Carolina Munhóz, Sophia Abrahão, Bruna Vieira, Babi Dewet, e muitos outros.

As crianças também terão seu lugar garantido no “Bamboleio”, um espaço de 500m² com um visual inspirado nos aros coloridos dos Jogos Olímpicos, que contará com uma biblioteca, cabines de leitura e inúmeras atividades interativas, com o intuito de estimular a convivência entre muitas nações, para mostrar às crianças como é importante valorizar as diferenças.

Novidades

Um dos principais destaques desta edição serão os novos espaços, como o “Cubovoxes”, grandes cubos onde jovens e adolescentes irão discutir tendências de cultura e comportamento, com a presença de personalidades e autores. Assim como o “SarALL”, um espaço criado em parceria com a Festa Literária das Periferias (Flupp), no qual poetas e grupos literários de diversas partes do país se reúnem para trocar experiências e recitar poesias e textos, com o microfone aberto ao público.

Há ainda a primeira edição do “Fórum de Educação”, um encontro, exclusivo, para professores, educadores e docentes, no qual autores e pensadores educacionais discutem o aperfeiçoamento e as adaptações que o trabalho pedagógico tem sofrido nos tempos de comunicação digital. Entre os convidados estará um dos principais autores brasileiros da literatura infanto-juvenil, Pedro Bandeira, assim como o jornalista, cientista social e escritor Leandro Narloch.

A 17ª Bienal do Livro Rio é uma iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) em parceria com a Fagga | GL events, que conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura.

Não percam!!! J

Confira a programação completa no site oficial da Bienal do Livro Rio.

2 comentários:

  1. Nossa deve estar muito bom. Que legal conhecer esses autores e poder ver os lançamentos dos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve estar muito legal mesmo, pelos comentários no twitter o evento está bombando. Pena que eu não vou poder ir. Mas quem sabe na próxima, né?! :)

      Excluir