125 Anos de Agatha Christie

Há 125 anos nascia à rainha do crime Agatha Christie, autora de mais de 80 romances policiais e vários contos, além de ser a criadora dos mundialmente famosos detetives Hercule Poirot, Miss Marple, e Tommy e Tuppence Beresford.


Considerada pelo Guiness Book, como a romancista mais bem sucedida da história da literatura mundial, a autora teve seus livros traduzidos para mais de cem idiomas, vendendo cerca de quatro bilhões de cópias em todo o mundo. Sendo ultrapassada em vendas apenas pela Bíblia e pelas obras de William Shakespeare.

The International Agatha Christie Festival

Ainda hoje, mais de cem anos após terem sido escritos, os livros de Agatha Christie continuam a ser um sucesso de público e vendas, conquistando inúmeros fãs em todo o mundo. Assim, para celebrar esse incrível legado de uma das autoras mais famosas da literatura de mistério, diversos eventos, campanhas e produções estão sendo realizadas, ao longo do ano, em diversas partes do mundo.


A começar pela Inglaterra, terra natal da autora, que realiza o “Festival Internacional Agatha Christie”, na cidade de Torquay, na riviera inglesa, onde a escritora nasceu em 1890. Serão cerca de 100 eventos, nos quais milhares de especialistas e fãs de todo o mundo participam de leituras e conferências sobre a literatura, a vida e o legado da romancista.

Em sua 10ª edição, o festival, que acontece até o dia 20 de setembro, contará com a presença de ilustres convidados, que têm a obra de Agatha Christie como fonte de inspiração, entre eles a britânica Sophia Hannah, autora de “Os Crimes do Monograma”, uma história com o detetive Hercule Poirot. Assim como a escritora, editora e tradutora francesa Anne Martinetti, cujo livro “Creams and Punishments” traz receitas criadas a partir de citações gastronômicas de Christie, como a “Delícia Fatal” do livro “Convite para um Homicídio”.

Há também o acadêmico John Curran, especialista na obra da romancista e autor do livro Os Cadernos Secretos de Agatha Christie, que além de discutir a obra e vida de Agatha Christie, irá entrevistar o artista gráfico Tom Adams, que assinou cerca de 100 capas de livros da autora, entre os anos de 1963 e 1975.

Assim, durante nove dias, os fãs da Dama do Crime desfrutam de bailes, feiras vintage, leituras de trechos acompanhadas de uma boa xícara de chá, além de visitas aos lugares preferidos da autora na região. Sem falar, na exposição “The Agatha Christie: Unfinished Portrait”, que reúne fotos inéditas da Rainha do Crime, cedidas pelo seu único neto e guardião de seu legado, Mathew Prichard. A notável coleção sai direto da Bankside Gallery em Southbank, Londres para a Torre Abbey, no qual permanece entre os dias 12 de setembro a 18 outubro.

fotos: The Agatha Christie Unfinished Portrait

Confira a programação completa do festival em seu site oficial

Mais Celebrações

Embora muitas das comemorações ocorram na Inglaterra, o país não é o único a celebrar o aniversário de Christie, a Espanha também estará realizando diversas comemorações em honra a autora. Como a quinta edição do “Festival Agatha Christie”, que ocorre de 9 a 15 de novembro em Tenerife, Puerto de la Cruz, local onde, em 1927, Agatha Christie escreveu “O Homem do Mar” para seu livro “O Misterioso Sr. Quin”.

Já na Alemanha, o autor e jornalista Helge Timmerberg irá realizar uma turnê de leitura das obras de Agatha Christie em torno do país, entre os dias 7 de outubro a 4 de novembro. Enquanto que em Istambul, o Pera Palace Jumeirah será a anfitriã, entre os dias 22 a 24 de outubro, de um festival em honra aos 125 anos de Christie. Sendo, que o neto da autora será um dos convidados especiais, assim como os escritores de crime e mistério, Leslie Klinger, Petros Markoris, Christopher Rudin e Alexander McCall.

Mas as comemorações não param por aí, e invadem as telas da TV com a mini serie “Partner in Crime” produzida pela rede britânica BBC One, e estrelada pelos atores David Walliams e Jessica Raine como o casal Tommy e Tuppence Beresford das clássicas histórias de Agatha Christie. Além disso, considerado o melhor romance policial de todos os tempos, com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro “E Não Sobrou Nenhum” (And Then There Were None) também será, pela primeira vez, adaptado em uma série de TV pela BBC One.

Saiba mais sobre a vida e obra de Agatha Christie em seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário