Fliporto 2014

A cidade histórica de Olinda se torna palco hoje da tradicional Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, que este ano irá homenagear o renomado autor Ariano Suassuna.


Com o tema “Literatura é coisa de Cinema”, a festa literária, que acontece até 17 de novembro, irá abordar o diálogo entre a literatura e a sétima arte, da primeira história contada ao primeiro filme rodado.

Convidados

Comemorando sua 10ª edição, o evento promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, palestras, contações de histórias, apresentações artísticas, lançamentos, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com convidados nacionais e internacionais.

Entre eles o jornalista e autor Lira Neto, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, o cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, o autor e quadrinista Lourenço Mutarelli, e o roteirista, autor e jornalista Caio Tozzi.

Assim como a escritora e tradutora Lya Luft e seu marido o engenheiro e escritor Vicente Britto Pereira, responsáveis por abrir o evento com a palestra sobre “O valor da vida”. Também estarão presentes o renomado escritor Raimundo Carrero e o músico Antônio José Madureira, responsáveis pelo encerramento do evento. Além dos autores Xico Sá, Clarice Freire, Carina Rissi, Bráulio Tavares, Thais Mendonça, e muitos outros.

Já entre os convidados internacionais estarão o autor e jornalista britânico Martin Sixsmith, a escritora americana Margaret Stohl, o poeta e escritor angolano Ondjaki, a professora e autora sul-coreana Hwang Sun-mi, entre outros.

Programação

Assim, durante quatro dias, a Fliporto reúne em sua programação inúmeros escritores, ilustradores, cineastas, jornalistas e personalidades, para discutir os mais variados assuntos, em espaços como o “Cine Fliporto”, dedicado especialmente aos amantes do cinema.

Além do “Congresso Literário”, considerado o principal centro de debates do evento, que contará com 13 painéis, nos quais serão discutidos a relação entre literatura e Cinema, assim como a obra do homenageado desta edição, Ariano Suassuna, que infelizmente não poderá comparecer ao evento.

Há ainda a “Fliporto Galera” e a “Fliporto Galerinha”, uma das novidades desta edição, que consiste em dois espaços dedicados ao público infantil e juvenil, que irão prestar homenagem à escritora e roteirista de TV, Adriana Falcão. Sem falar, na 2ª edição da “Fliporto Cordel”, um espaço especialmente dedicado ao gênero, que contará com uma feira de cordéis, na qual 10 poetas cordelistas irão expor seus trabalhos em estandes. Entre eles estarão Luiz Esperantivo, Rivani Nasario, Cícero Lins, Marcelo Soares, e outros.

Para celebrar seu 10º aniversário, a Fliporto também irá lançar, na abertura do evento, o livro “Fliporto, 10 anos – Imagens e Histórias” de Antônio Campos, além de um DVD, que repassa a trajetória do evento, desde os primeiros anos até a edição de 2013.

Eventos paralelos

Paralelo a Fliporto, acontece a 5ª edição da Feira Internacional do Livro de Pernambuco, que irá homenagear o renomado jornalista e escritor, Raimundo Carrero.

A feira, que ocorre no pátio do Carmo, contará com a participação de mais de 100 editoras e distribuidoras nacionais. Além de inúmeros títulos disponíveis para lançamento e autógrafos.

Há também o tradicional “Circuito Gastronômico”, composto por nove restaurantes da cidade de Olinda, nos quais os visitantes poderão degustar a culinária regional e alguns pratos da cozinha internacional, especialmente elaborados para o evento literário.

A Fliporto deste ano ocorre no Colégio de São Bento, na Praça do Carmo e em uma das mais belas Igrejas barrocas do Brasil, a do Mosteiro de São Bento, onde acontecem as cerimônias de abertura e encerramento do evento, que será gratuito.

Para aqueles que não poderem comparecer a festa literária, o Congresso Literário da Fliporto será transmitido ao vivo pelo streaming do seu site oficial. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube e pelo Twitter.

0 Comments:

Postar um comentário