Bienal do Livro de Minas 2014

Atenção fãs literários, tem início hoje a tão esperada Bienal do Livro de Minas, que acontece até o dia 23 de novembro no Expominas, na cidade de Belo Horizonte.


Em sua quarta edição, o evento promete uma programação cultural atraente e diversificada, com direito a apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da literatura contemporânea.

Serão mais de 120 convidados entre escritores, quadrinistas, jornalistas, artistas e personalidades. Além dos 160 expositores responsáveis por promover lançamentos e sessões de autógrafos, entre outras ações.

“Esse ano iremos ousar mais, oferecendo aos visitantes uma grade de eventos ainda mais diversificada, trazendo novas experiências e atrações, além de dar mais voz à literatura dirigida ao público jovem, que tanto tem atraído essa turma para o mundo da fantasia gerando livros campeões de venda e revelando novos escritores”, disse a diretora da IV Bienal do Livro, Tatiana Zaccaro, em comunicado oficial.

Convidados

Assim, durante dez dias, a Bienal mineira reúne em sua programação ilustres convidados, que irão discutir os mais variados temas, como a literatura, a política, a história, o futebol, os quadrinhos e diversos outros.

Entre os convidados estarão o jornalista e autor Humberto Werneck, a historiadora e escritora Guiomar de Grammont, o ensaísta, poeta, professor e romancista Silviano Santiago, e o jornalista e escritor Lira Neto, vencedor do Prêmio Jabuti 2014.

Além da cantora e escritora Adriana Calcanhotto, do ator, humorista, roteirista e poeta Gregório Duvivier, do autor de romances policias Raphael Montes, da artista plástica, professora e escritora Márcia Tiburi, e das poetas Alice Sant'Anna e Angélica Freitas.

Também estão confirmados no evento os renomados autores Míriam Leitão, Edney Silvestre,  Marçal Aquino, Paulo César de Araújo, Raphael Draccon, Cristovão Tezza, Sérgio Rodrigues, Luís Henrique Pellanda, Daniel Pellizzari, entre muitos outros.

Os espaços

Com o tema “Muitas histórias pra contar”, a edição deste ano contará com cinco espaços, criados especialmente para agradar a leitores de todas as idades e gostos literários.

A começar pelo tradicional “Café Literário”, principal centro de debates do evento, no qual jornalistas, autores e personalidades discutem os mais diversos temas, sob a curadoria do escritor e cronista, João Paulo Cuenca.

Já no “Conexão Jovem”, um dos espaços de maior sucesso da Bienal, serão abordados os temas desta geração de maneira leve e divertida, reunindo escritores como Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Isabela Freitas, Bruna Vieira, Carolina Munhóz, Carina Rissi, Pedro Gabriel e Felipe Neto. Assim como o autor Pedro Bandeira, referência em livros infantojuvenis e vencedor do prêmio Jabuti, e a escritora americana Margareth Stohl (Dezesseis Luas), além de muitos outros.

Há ainda a “Bienal em Quadrinhos”, um espaço reservado para a nona arte, com uma programação focada no processo criativo dos quadrinhos e na interação com o público.  Com curadoria de Afonso Andrade e Eduardo Damasceno, o espaço receberá diversos quadrinistas para sessões de autógrafos, lançamentos, improvisações e bate-papos.

Entre eles estarão Reinaldo (Casseta & Planeta), Alexandre Beck (Armandinho), Garrocho (Bidu: Caminhos), Ryot (Ryotiras). Assim como Cris Bolson, Eduardo Pansica, Danilo Beyruth, Lu Cafaggi, e vários outros.

As crianças também terão seu lugar garantido no espaço “Minas de Histórias”, no qual junto com seus pais poderão descobrir o universo da literatura. Com a curadoria da educadora Sandra Bittencourt, do Instituto Aletria, o espaço contará com contações de histórias e apresentações de teatro, dança, música e arte.

O evento terá ainda um espaço dedicado exclusivamente aos eventos profissionais, uma das novidades desta edição, que contará com palestras, oficinas, lançamentos literários e bate-papos.

Homenagem

A Bienal deste ano irá homenagear o escritor e educador mineiro Rubem Alves, falecido no mês de julho. Para isso o evento criou um espaço especial para o autor, a Biblioteca Infantojuvenil Rubem Alves, que disponibilizará centenas de títulos para leitura dos visitantes.


O evento também irá homenagear os renomados autores, Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro, que terão trechos de suas obras lidos pelo jornalista e apresentador Zeca Camargo e pelo ator Eriberto Leão, respectivamente.

A IV Bienal do Livro de Minas é uma realização da Fagga l GL events Exhibitionse, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, e acontece no Expominas, na Avenida Amazonas, nº 6.030, Bairro Gameleira, em BH.

Não percam!!!

Saiba mais sobre a Bienal do Livro no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário