Fil Guadalajara 2014

Tem inicio hoje um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que este ano terá a Argentina como país homenageado.


O evento, que acontece até o dia 7 de dezembro na Expo Guadalajara, no México, também irá prestar homenagem a grandes nomes da literatura, que faleceram este ano, como Gabriel García Márquez, José Emilio Pacheco, Juan Gelman, Federico Campbell, Emmanuel Carballo e Ernesto Flores. Além de celebrar o centenário de Octavio Paz e Julio Cortázar, assim como os aniversários dos renomados autores Efraín Huerta, José Revueltas e Adolfo Bioy Casares.

Convidados

Em sua 28ª edição, a Fil Guadalajara contará com a participação de 1.900 editoriais, além de mais de 650 escritores de 32 países, que irão participar de debates e bate-papos sobre os mais diversos assuntos, como a literatura, a poesia, o diálogo internacional e o futuro dos livros.

Além de discutir temas como os direitos e licenças editoriais, os livros digitais, a ciência, a arte, a tradução, a educação, as histórias em quadrinhos, e muitos outros.

Entre os autores convidados estarão o britânico Ken Follett, criador da trilogia “O Século”, e o americano John Katzenbach (O Analista). Assim como o poeta, escritor e ensaísta mexicano Fernando del Paso e o autor e ex-senador italiano Claudio Magris.

Também estão confirmados no evento os autores internacionais John Connolly (Irlanda), Antoine Volodine (França), Suah Bae (Coréia do Sul), Stefan Kiesbye (Alemanha), Jo Nesbo (Noruega), Monique Proulx (Quebec), Leonardo S. Kaim (Líbano), Liliana Heker (Argentina), e vários outros.

A literatura brasileira também marcará presença na Feira do Livro, com o estande “Destinação Brasil”, que em sua terceira edição contará com a participação de 12 autores brasileiros, entre eles Raimundo Carrero, Nélida Piñon, Ronaldo Correia de Brito, Luisa Geisler, José Luiz Passos, e outros.

O evento

Fundada pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo.

Assim, nos dias 29 de novembro a 07 de dezembro, das 9h às 21h, milhares de leitores do mundo todo podem desfrutar de encontros com seus autores preferidos, além de conhecer os novos lançamentos e participar de mais de três mil atividades. Sendo que nos dias destinados aos profissionais, o evento será aberto ao público apenas das 17h às 21h.

Já nos dias 01 a 03 de dezembro, de 09h as 17h, a FIL Guadalajara recebe mais de 20 mil profissionais do mercado editorial internacional, como ilustradores, escritores, editores, tradutores, agentes literários, distribuidores, bibliotecários, entre outros, que se reúnem para fazer negócios e participar de oficinas e seminários.

Programação

Portanto, durante nove dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, com direito a palestras, lançamentos de livros, oficinas, exposições, sessões de autógrafos, exibição de filmes, apresentações artísticas, e muito mais.

Sendo que, uma das novidades desta edição será a realização de um programa dedicado a divulgação científica “La FIL también es Ciencia”, além do primeiro “Foro Internacional de Novela Gráfica”.

Há também a tradicional “FIL Niños”, um espaço dedicado ao público infantil, que nesta edição será inspirada na arte nonsense britânica, e contará com 18 oficinas baseadas nas obras de Cortázar, Kafka, Carroll e María Elena Walsh. Além de apresentações artísticas, salas de leitura e encontro com autores e ilustradores da literatura infantil.

Sem falar nos já consolidados espaços “Latinoamérica Viva” e “Salón de la Poesía”, no Encontro Internacional de Contistas e no Festival Europeu de Literatura. Assim como na segunda edição da “Área de Libro Electrónico”, e muito mais.

Confira a programação completa no site oficial da Fil Guadalajara.

0 Comments:

Postar um comentário