Uma Homenagem a Maurice Sendak

Nesta segunda-feira, a página inicial do site de buscas, Google, exibe seu mais novo doodle, uma homenagem ao ilustrador e autor de histórias infantis, Maurice Sendak, que completaria hoje 85 anos.


Nascido em 1928 na cidade de Nova York, EUA, Maurice Sendak ilustrou e escreveu inúmeros livros, traduzidos para diversos idiomas. Além de receber vários prêmios, como a Medalha Caldecott (1964), o Hans Christian Andersen (1970) e a National Medal of Arts (1997), a mais alta distinção artística dos Estados Unidos.

O autor

foto: divulgação
Sendak cresceu apreciando os contos criados por seu pai, considerado um excelente contador de histórias, além disso, o jovem sempre teve talento para ilustração.


Mas sua estreia como ilustrador só ocorreu em 1951 quando foi contratado para fazer a arte da obra "Wonderful Farm", de Marcel Aymé.

No entanto, sua carreira como ilustrador alcançou seu auge por mero acaso, quando ao ver um manuscrito de livro infantil na mesa de um editor se ofereceu para ilustrá-lo. O livro “Zlateh The Goat” de Isaac Bashevis Singer foi publicado em 1966, rendendo a Sendak seu primeiro prêmio.

Em 1957, o autor começava a escrever e ilustrar seus próprios livros, entre eles as obras “In the Night Kitchen” e “Outside over there”, além de seu maior sucesso, “Where the Wild Things Are” (“Onde Vivem os Monstros”, no Brasil), que já vendeu mais de 19 milhões de cópias.

Suas obras mais famosas

"Onde Vivem os Monstros" foi publicado em 1963 e conta a história de Max, um garoto que após fazer uma grande travessura acaba de castigo no quarto. Lá Max mergulha em um mundo de fantasia, onde conhece um grupo de monstros gigantes com quem vive inúmeras aventuras.

Sendo que em 1973 uma animação foi produzida contando a história do livro, e em 2009 a obra foi adaptada para o cinema, dirigida e roteirizada por Spike Jonze ("Adaptação", "Quero Ser John Malkovich").

No entanto, no Brasil, uma das obras mais conhecidas do autor é “Seven Little Monsters” ("Os Sete Monstrinhos"). A história publicada em 1977 se tornou sucesso entre os fãs após ser transformada, em 30 de setembro de 2000, em um desenho animado, exibido pela TV Cultura.


Maurice Sendak faleceu em 8 de maio de 2012 na cidade de Danbury, em Connecticut, vitima de um derrame aos 83 anos, mas mesmo após sua partida seu trabalho permanece na memória de seus fãs e na história da literatura infantil. 

Uma homenagem especial

Para celebrar a data de hoje, o Google criou um doodle animado com ilustrações dos principais personagens criados pelo escritor em suas obras. A começar pelo garotinho fantasiado de monstro com uma coroa, personagem do livro “Where the Wild Things Are” (“Onde Vivem os Monstros”).

Ao clicar no botão dentro do balão de conversa, o garotinho começa a caminhar por diversas cenas dos livros de Sendak, sendo seguido por vários outros de seus personagens. No final, todos se reúnem em volta de um bolo de aniversário com velinhas de 85 anos.


Para aqueles que não sabem, o doodle é o nome dado aos logos comemorativos do Google, utilizados para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas e artistas famosos.

0 Comments:

Postar um comentário