Prêmio Pulitzer de Literatura 2013

segunda-feira, junho 17, 2013 Iuçara Soares 0 Comentários ,


O autor Adam Johnson recebeu da Universidade de Columbia de Nova York, um dos mais prestigiados prêmios dos Estados Unidos, o Pulitzer, na categoria de melhor livro de ficção, pela obra “The Orphan Master’s Son”.

imagem: divulgação
Considerado pelo The New York Times como "Extremo, brilhante", o livro é descrito pelo júri do prêmio como “um romance primorosamente construído que leva o leitor a uma jornada aventureira às profundezas do totalitarismo da Coreia do Norte e para os espaços mais íntimos do coração humano”.

The Orphan Master’s Son

Lançado em 10 de janeiro de 2012 pela editora americana Random House, o livro narra à história de Pak Jun Do através das águas geladas, túneis escuros, e câmaras de espionagem do regime ditatorial da Coreia do Norte.

Após sua mãe desaparecer de forma suspeita sob os auspícios do regime ditatorial do país, o jovem Jun Do é criado apenas pelo pai, diretor de um orfanato. Com o tempo ele alcança posições cada vez mais importantes no Estado, sendo reconhecido por sua lealdade e pelos instintos aguçados, até se tornar um sequestrador profissional a serviço do Estado.


Vivendo em meio à violência extrema, regras voláteis e exigências absurdas das autoridades coreanas, Jun do é levado ao limite do que qualquer ser humano é capaz de suportar, até que se vê sem opções quando o próprio ditador, Kim Jong II, ameaça "roubar" a mulher que ele ama.

A obra já se encontra disponível no Brasil, tendo sido lançada no final de 2012 pela editora Lafonte, com o título “Jun Do”.


O autor

foto: divulgação
Adam Johnson nasceu em Dakota do Sul e cresceu no Arizona, onde obteve seu bacharelado em Jornalismo. Sendo que atualmente ele é professor de escrita criativa na Universidade de Stanford, e autor de best-sellers.

Além da obra “The Orphan Master’s Son”, Johnson também escreveu uma coletânea de contos intitulada “Emporium”, assim como o romance “Parasites Like Us”, vencedor do California Book Award.

Nas demais categorias literárias...

Além da categoria de Melhor Livro de Ficção, o Pulitzer destina mais quatro categorias a área de Literatura, sendo elas Melhor Livro de Não-Ficção, Melhor Biografia ou Auto-Biografia, Melhor Livro de História e Melhor Livro de Poesia.

Entre os premiados deste ano, na categoria de Não-Ficção, esta a obra “Devil in the Grove: Thurgood Marshall, the Groveland Boys” do autor Gilbert King. 

Já na categoria História, o vencedor foi o livro “Embers of War: The Fall of an Empire and the Making of America's Vietnam” do professor Fredrik Logevall, que leciona história na Cornell University.

O autor, historiador e jornalista, Tom Reiss ganhou o prêmio de Melhor Biografia com o livro “The Black Count: Glory, Revolution, Betrayal, and the Real Count of Monte Cristo”. Assim como, Sharon Olds levou o título de Melhor Livro de Poesia pela obra “Stag's Leap”.

O prêmio, que existe desde 1917, é entregue apenas a pessoas que realizam trabalhos de excelência nas áreas de Jornalismo, Literatura e Música. Premiando os vencedores com a quantia de 10 mil dólares.

Confira todos os vencedores no site oficial do Prêmio Pulitzer.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!