Castle

sexta-feira, junho 22, 2012 Iuçara Soares 0 Comentários


Mistério, romance e muito bom humor são os elementos que compõe a série de TV “Castle”.  Criada por Andrew W. Marlowe e produzida pela rede americana ABC, a série policial, que teve sua estréia em 2009, foi recentemente renovada para sua 5ª temporada.


A história

    Richard Castle (Nathan Fillion) é um bem sucedido escritor de histórias policiais, que acabou de matar seu personagem principal. Mas parece que um de seus fãs gostou um pouco demais de sua obra, pois começou a cometer assassinatos exatamente como descritos nela. 
    Sofrendo de um bloqueio de escritor, Castle considera esta uma excelente oportunidade para encontrar uma nova inspiração para o seu próximo best seller. Assim, ele se une a detetive Kate Beckett (Stana Katic) para resolver este mistério.
    Quando o crime é finalmente solucionado, Castle faz um trato com o seu bom amigo, o prefeito, para continuar ajudando nos casos da Divisão de Homicídios de Nova York, como uma forma de pesquisa para o seu novo livro, cuja personagem principal é inspirada em ninguém menos do que a detetive Kate Beckett.
    Logo os dois se tornam parceiros, a contra gosto dela, e passam a investigar juntos inúmeros assassinatos, ao lado dos detetives Javier Esposito (Jon Huertas) e Kevin Ryan (Seamus Dever), assim como da médica legista Lanie Parish (Tamala Jones).
    Além de desvendar crimes e escrever best sellers, Castle também tem que cuidar de sua família composta pela mãe, Martha Rodgers (Susan Sullivan), uma ex-diva da Broadway, e pela bem comportada filha, Alexis (Molly Quinn).

Um fato interessante da série é que de vez em quando Richard Castle se reúne com seus amigos escritores para jogar poker e conversar sobre seus livros. No entanto estes amigos são autores reais de renomados best-sellers, como James Patterson, Steven J. Cannell, Dennis Lehane e outros.

foto: divulgação
Além disso, exageros a parte, a série também mostra os detalhes da vida como escritor, seu trabalho e a meticulosa pesquisa que é necessário para se desenvolver uma história, sem falar nos famosos e incovenientes bloqueios literários.

Heat Wave

É comum muitas séries de TV serem baseadas em sagas literárias, mas há também aquelas raras exceções, em que são escritos obras inspiradas em séries, como o caso de Castle. 

Assim, das telas para as páginas dos livros temos um dos mais novos romances de Richard Castle, “Heat Wave”.

Durante toda a primeira temporada, o autor escreve um livro policial baseado nos crimes que investigou, tendo como protagonista a detetive da Homicídios de Nova York, Nikki Heat, inspirada em Kate Beckett. 

Numa inusitada forma de marketing para a série, a rede ABC lançou o livro nas bancas como se tivesse sido realmente escrito pelo personagem Richard Castle, contendo até a biografia dele nas costas do livro, sem falar nos agradecimentos a policia de NY.

Publicado pela editora americana Hyperion Books, o livro de 198 páginas, escrito por um ghostwriter, é exatamente como descrito na série, com a dedicatória, a foto de Castle na contra capa e até mesmo a tão mencionada página 105.

Livro x Série

No entanto, embora baseado na série, “Heat Wave” é um pouco diferente, a começar por alguns detalhes dos personagens, como nomes, traços de personalidade e até mesmo a ocupação. 

Por exemplo, no livro a detetive Nikki Heat é acompanhada pelo jornalista James Rook, que está escrevendo uma matéria sobre a polícia de Nova York.

foto: divulgação
Outro detalhe, que deve agradar aos fãs de Castle e Beckett, é que na obra Rook e Nikki acabam iniciando um romance durante as investigações. O que até agora ainda não aconteceu de fato na série, apesar de todas as indiretas, olhares e flertes. Mas a quinta temporada parece prometer uma reviravolta nesta situação.

O mais surpreendente é que a peça publicitária não apenas foi bem sucedida entre os fãs como acabou entrando para a lista de Best Sellers do New York Times. O romance foi publicado em setembro de 2009, estreando na 26ª posição da lista e em sua quarta semana, “Heat Wave” invadiu o top 10 na posição número 6. 

Mais livros...

Assim a ABC passou a publicar um livro para cada temporada da série, já são 4 até agora. Sendo eles, além de “Heat Wave”, “Naked Heat” escrito na segunda temporada e lançado em setembro de 2010, tendo estreado em 7º lugar na lista de Best Sellers do New York Times.


Já o terceiro romance intitulado “Heat Rises” foi lançado em setembro de 2011 e estreou como o número 1 na lista de Best Sellers do New York Times. O quarto livro “Frozen Heat” está previsto para ser lançado em 11 de setembro de 2012. 

Além dos romances inspirados na série, a ABC também decidiu lançar uma série de livros digitais (e-books) baseados no personagem da obra anterior de Castle, o agente especial Derrick Storm.


O primeiro livro “A Brewing Storm” foi lançado em mídia digital em maio de 2012, e estreou em 13º lugar na lista dos mais vendidos da categoria de ficção do New York Times E-Book. Já o segundo romance da série intitulado “Raging Storm” está previsto para ser lançado em 03 de julho deste ano.

A rede ABC também criou uma graphic novel baseada no personagem, a “Deadly Storm – A Derrick Storm Mystery” que foi publicada pela Marvel Comics em setembro de 2011 e estreou em 3º lugar na lista do New York Times


Ao que tudo indica os livros não apenas são uma ótima ferramenta publicitária para a série como também provaram ser bons romances policiais, mesmo para aqueles que nunca assistiram a série de TV. Fazendo de Richard Castle um verdadeiro autor de best sellers.

Infelizmente, os livros ainda não foram traduzidos para o português, mas as versões em inglês estão à venda em várias livrarias pelo país. Além disso, a rede ABC liberou os primeiros capítulos (em inglês) de cada livro em seu site oficial, como um tipo de ferramenta promocional.

Curiosamente, a ABC também criou um site oficial para o autor Richard Castle, no qual ele fala um pouco sobre seus livros best sellers e sobre a vida de escritor.

Confira o trailer da série (legendado):

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!