Castle

Mistério, romance e muito bom humor são os elementos que compõe a série de TV “Castle”. Criada por Andrew W. Marlowe e produzida pela rede americana ABC, a série policial, que teve sua estréia em 2009, foi recentemente renovada para sua 5ª temporada.


A história

        Richard Castle (Nathan Fillion) é um bem sucedido escritor de histórias policiais, que acabou de matar seu personagem principal. Mas parece que um de seus fãs gostou um pouco demais de sua obra, pois começou a cometer assassinatos exatamente como descritos nela.
   Sofrendo de um bloqueio de escritor, Castle considera esta uma excelente oportunidade para encontrar uma nova inspiração para o seu próximo best-seller. Assim, ele se une a detetive Kate Beckett (Stana Katic) para resolver este mistério.Quando o crime é finalmente solucionado, Castle faz um trato com o seu bom amigo, o prefeito, para continuar ajudando nos casos da Divisão de Homicídios de Nova York, como uma forma de pesquisa para o seu novo livro, cuja personagem principal é inspirada em ninguém menos do que a detetive Kate Beckett.
    Logo os dois se tornam parceiros, a contra gosto dela, e passam a investigar juntos inúmeros assassinatos, ao lado dos detetives Javier Esposito (Jon Huertas) e Kevin Ryan (Seamus Dever), assim como da médica legista Lanie Parish (Tamala Jones).
    Além de desvendar crimes e escrever best sellers, Castle também tem que cuidar de sua família composta pela mãe, Martha Rodgers (Susan Sullivan), uma ex-diva da Broadway, e pela bem comportada filha, Alexis (Molly Quinn).

Um fato interessante da série é que de vez em quando Richard Castle se reúne com seus amigos escritores para jogar poker e conversar sobre seus livros. No entanto estes amigos são autores reais de renomados best-sellers, como James Patterson, Steven J. Cannell, Dennis Lehane e outros.


Além disso, exageros a parte, a série também mostra os detalhes da vida como escritor, seu trabalho e a meticulosa pesquisa que é necessário para se desenvolver uma história, sem falar nos famosos e inconvenientes bloqueios literários.

Heat Wave

É comum muitas séries de TV serem baseadas em sagas literárias, mas há também aquelas raras exceções, em que são escritos obras inspiradas em séries, como o caso de Castle.

Assim, das telas para as páginas dos livros temos um dos mais novos romances de Richard Castle, “Heat Wave”.

Durante toda a primeira temporada, o autor escreve um livro policial baseado nos crimes que investigou, tendo como protagonista a detetive da Homicídios de Nova York, Nikki Heat, inspirada em Kate Beckett.

Numa inusitada forma de marketing para a série, a rede ABC lançou o livro nas bancas como se tivesse sido realmente escrito pelo personagem Richard Castle, contendo até a biografia dele nas costas do livro, sem falar nos agradecimentos a policia de NY.

Publicado pela editora americana Hyperion Books, o livro de 198 páginas, escrito por um ghostwriter, é exatamente como descrito na série, com a dedicatória, a foto de Castle na contra capa e até mesmo a tão mencionada página 105.

Livro x Série

No entanto, embora baseado na série, “Heat Wave” é um pouco diferente, a começar por alguns detalhes dos personagens, como nomes, traços de personalidade e até mesmo a ocupação. Por exemplo, no livro a detetive Nikki Heat é acompanhada pelo jornalista James Rook, que está escrevendo uma matéria sobre a polícia de Nova York.



Outro detalhe, que deve agradar aos fãs de Castle e Beckett, é que na obra Rook e Nikki acabam iniciando um romance durante as investigações. O que até agora ainda não aconteceu de fato na série, apesar de todas as indiretas, olhares e flertes. Mas a quinta temporada parece prometer uma reviravolta nesta situação.

O mais surpreendente é que a peça publicitária não apenas foi bem sucedida entre os fãs como acabou entrando para a lista de Best Sellers do New York Times. O romance foi publicado em setembro de 2009, estreando na 26ª posição da lista e em sua quarta semana, “Heat Wave” invadiu o top 10 na posição número 6.

Mais livros...

Assim a ABC passou a publicar um livro para cada temporada da série, já são 4 até agora. Sendo eles, além de “Heat Wave”, “Naked Heat” escrito na segunda temporada e lançado em setembro de 2010, tendo estreado em 7º lugar na lista de Best-Sellers do New York Times.


Já o terceiro romance intitulado “Heat Rises” foi lançado em setembro de 2011 e estreou como o número 1 na lista de Best-Sellers do New York Times. O quarto livro “Frozen Heat” está previsto para ser lançado em 11 de setembro de 2012.

Além dos romances inspirados na série, a ABC também decidiu lançar uma série de livros digitais (e-books) baseados no personagem da obra anterior de Castle, o agente especial Derrick Storm.


O primeiro livro “A Brewing Storm” foi lançado em mídia digital em maio de 2012, e estreou em 13º lugar na lista dos mais vendidos da categoria de ficção do New York Times E-Book. Já o segundo romance da série intitulado “Raging Storm” está previsto para ser lançado em 03 de julho deste ano.

A rede ABC também criou uma graphic novel baseada no personagem, a “Deadly Storm – A Derrick Storm Mystery” que foi publicada pela Marvel Comics em setembro de 2011 e estreou em 3º lugar na lista do New York Times


Ao que tudo indica os livros não apenas são uma ótima ferramenta publicitária para a série como também provaram ser bons romances policiais, mesmo para aqueles que nunca assistiram a série de TV. Fazendo de Richard Castle um verdadeiro autor de best-sellers.

Infelizmente, os livros ainda não foram traduzidos para o português, mas as edições em inglês estão à venda em versão física e digital na Amazon. Além disso, a rede ABC liberou, por tempo limitado, os primeiros capítulos (em inglês) de cada livro em seu site oficial, como um tipo de ferramenta promocional. Curiosamente, Richard Castle tem uma página de autor no Goodreads, no qual todos os seus livros estão listados. 

Confira o trailer da série (legendado):

0 Comments:

Postar um comentário