A Evolução do Livro

Um concurso internacional, promovido pela The Literary Platform, convidou artistas do mundo inteiro para produzir uma animação que ilustrasse uma gravação de áudio, considerada rara e profética, feita por Douglas Adams.

Douglas Adams / Imagem: Divulgação
Autor da mundialmente famosa série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Adams gravou, em 1993, um breve trecho de áudio para a editora americana Voyager Expanded Books de Bob Stein, na qual ele falava sobre a evolução do livro.

Na gravação, o escritor mencionava o inicio da escrita nas rochas, depois nos pergaminhos e por fim a criação do livro encadernado. Curiosamente, ele também descrevia a criação de uma ferramenta totalmente nova de leitura, o iPad. Mais de vinte anos depois, as palavras de Adams mostraram ser bem precisas em relação a evolução do livro, além de soarem quase como proféticas para muitos, em especial seus fãs.

O Júri

Os vídeos foram julgados pelo ator, escritor e apresentador Stephen Fry, que era também um amigo próximo e colega de Douglas Adams. Assim como Bob Stein (SocialBook, Inc), que publicou em 1992, os três primeiros títulos da série de livros “Voyager Expanded”, da qual fazia parte a trilogia “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams. Além de Dhaliwal Ranjit, editor de imagens do famoso site de notícias, The Guardian, e os designers Merlin Nation e Chris Angelkov (ATYP).

Assim, no dia 25 de maio, no qual é celebrado o Dia da Toalha, a comissão julgadora anunciou o vencedor do concurso, a animadora autodidata de Oregon, EUA, Eleanor Stokes



Também foram selecionados três vice-campeões, sendo eles Andy Little (Reino Unido), estudante de Ilustração e Animação da universidade de Cambridge School of Art, além de Mike Belgrave (Reino Unido), comediante stand up, animador, musicólogo e diretor de vídeo. Assim como o designer e ilustrador Gavin Edwards (Reino Unido).




The Literary Platform

The Literary Platform, ou na tradução a Plataforma Literária, fundada em 2009 por Sophie Rochester, é uma agência especializada, além de um recurso online dedicado a projetos que envolvem a Literatura e a Tecnologia. 


A Plataforma também oferece serviços de consultoria para editoras, organizações literárias, autores, start-ups, desenvolvedores e setores acadêmicos. Sua equipe editorial baseia-se na Europa (Londres e Genebra), mas abrangem projetos no mundo inteiro.


Saiba mais sobre a competição no site oficial da Plataforma.

0 Comments:

Postar um comentário