Feira do Livro de Frankfurt 2016

Já começou um dos maiores eventos literários do mundo, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que este ano tem como convidados de honra a Holanda e os Flandres, região norte da Bélgica onde se fala o holandês.


Considerada a maior feira internacional da indústria da publicação, o evento, que acontece até o dia 23 de outubro, na cidade de Frankfurt na Alemanha, contará com cerca de 7.100 expositores de mais de 100 países, além de inúmeros autores, jornalistas, ilustradores, artistas, e profissionais da indústria editorial, de cinema e de jogos. Sem falar, em milhares de leitores do mundo inteiro.

Programação

Em sua 68ª edição, a feira conta com uma programação cultural muito mais vibrante, internacional e dinâmica, com cerca de 4 mil eventos, como palestras, exposições, lançamentos de livros, oficinas, sessões de autógrafos, exibição de filmes, apresentações artísticas, e diversas novidades, que prometem agradar a todos os públicos.

Sendo que, os três primeiros dias do evento, de 19 a 21 de outubro, foram dedicados apenas aos profissionais do mercado editorial internacional, que se reuniram para fazer negócios e participar de seminários e conferências. Também houve diversas atividades destinadas aos professores e mediadores da leitura.

Já no final de semana, 22 e 23 de outubro, a feira é aberta ao público, que irá desfrutar de espaços como a tradicional “Galeria Gourmet”, a “Ágora”, a “Art & Design”, o “Hall 4.2” destinado à ciência e o “Kids”, destinado às crianças. Além das áreas de educação, quadrinhos, ilustração, entre muitas outras, como o “The Arts +”, um novo espaço, criado em parceria com a empresária da mídia, autora e colecionadora de arte alemã, Christiane zu Salm, onde inúmeros convidados se reúnem para discutir novos modelos de negócios e sinergias entre as artes e a tecnologia.

Convidados

O evento também contará com a participação de inúmeros convidados internacionais e nacionais, que irão participar de debates e bate-papos sobre os mais diversos assuntos, como a literatura, a política, a educação, a culinária, as histórias em quadrinhos, os videogames, o cinema, a arquitetura, a fotografia, e as artes.

Além de trocar ideias e discutir temas como a inovação, a tecnologia e a ciência, assim como os direitos e licenças editoriais, a tradução, os audiolivros, os e-books, a auto-publicação, a realidade virtual, a literatura Young Adult, o design das capas de livros, o diálogo internacional e o futuro da publicação digital, e muito mais.

Entre os convidados estará o autor bestseller britânico Ken Follett, criador da trilogia “Os Pilares da Terra”, além da escritora e ilustradora alemã Rotraut Susanne Berner, vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen 2016. Assim como o renomado artista britânico David Hockney, os chefs brasileiros Leonardo Paixão e Ari Kespers, o jornalista e autor americano Jeff Jarvis, e a autora indonesia Laksmi Pamuntjak, que será premiada com o LiBeraturpreis 2016 pelo seu romance “The Question of Red”, durante a feira do livro.

Também estão confirmados no evento os autores Nele Neuhaus (Alemanha), Mathias Énard (França), Donna Leon (EUA), Lauren Beukes (África do Sul), Leon de Winter (Holanda), Nicola Lagioia (Itália), Elif Shafak (Turquia/França), Boualem Sansal (Argélia), Fiona Kidman (Nova Zelândia), Graeme Macrae Burnet (Reino Unido), Stefan Brijs (Bélgica), Song Sok-ze (Coreia do Sul), e vários outros.

Confira a programação completa no site oficial da Frankfurt Book Fair.

0 Comments:

Postar um comentário