Primavera Literária em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte se torna palco esta semana da Primavera Literária, que este ano ocorre simultaneamente ao Circuito das Letras. Os eventos, com entrada gratuita, acontecem até o dia 09 de outubro, das 9h às 21h, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, no qual cerca de 80 eventos ocupam os espaços culturais e museus da cidade mineira, numa grande celebração da literatura.

Primavera de atrações

Apostando na bibliodiversidade, uma das maiores e mais bem sucedidas iniciativas em favor do livro e da leitura do país, e com o intuito de promover o acesso do leitor a publicações diversificadas e o fortalecimento das empresas editoriais independentes, a Primavera Literária contará a participação de 58 editoras independentes de todo o país, que irão oferecer uma diversidade única de títulos para os inúmeros visitantes, com descontos especiais de até 50%.


Em sua 2ª edição, o evento terá em sua programação, além da tradicional feira de livros, contação de histórias, lançamentos de livros e de novos autores, assim como quatro seminários destinados a educadores, bibliotecários, mediadores de leitura e interessados nos temas discutidos, como a formação do leitor literário, a descoberta da literatura na infância, a ilustração, o livro infantil, e muito mais.

Realizada anualmente, desde 2001, a Primavera dos Livros, agora renomeada de Primavera Literária, é organizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do BNDES. O evento ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e em 2015 a primavera também chegou às cidades de Belo Horizonte e Salvador. 

Circuito das Letras

Como parte das comemorações dos 45 anos do IEPHA-MG, o Circuito das Letras reúne mais de 130 convidados numa programação cultural diversificada e atraente, com direito a painéis, oficinas, shows, saraus, contação de histórias, mesas-redondas, um picnic literário e diversas ações educativas de estímulo à leitura.


Entre os convidados estarão inúmeros autores, editores, ilustradores, roteiristas, bibliotecários e artistas, como Humberto Werneck, Gregório Duvivier, Angela Lago, Bruno Cany, Ricardo Aleixo, Rejane Dias dos Santos,  Schneider Carpeggiani, Jacques Fux,  Anelito de Oliveira, Renato Negrão, Maria Esther Maciel, Maria Mazzarello Rodrigues, Ana Elisa Ribeiro, e os músicos Criolo e Flávio Renegado, dentre outros.

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e BDMG Cultural, o Circuito das Letras integra as ações do Governo do Estado de incentivo à leitura em Minas Gerais.  

Saiba mais no site oficial da LIBRE.

0 Comments:

Postar um comentário