24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

sexta-feira, agosto 26, 2016 Iuçara Soares 0 Comentários


Atenção fãs literários, tem inicio hoje a tão esperada Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece até o dia 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.


Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, o evento deste ano convida o público a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, em uma programação atraente, diversificada e multicultural, com direito a apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, tardes de autógrafos, debates e bate-papos com grandes autores nacionais e internacionais.

Convidados

Em sua 24ª edição, a bienal contará com a presença de mais de 200 convidados de diversos países, assim como algumas das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, e cerca de 280 expositores, que irão apresentar seus mais importantes lançamentos editorias, além de oferecer uma diversidade única de títulos para os inúmeros visitantes, em um espaço de 60 mil m².

Sendo que, entre os convidados internacionais estarão o autor, jornalista e Chef alemão Stevan Paul, o poeta e escritor angolano Ondjaki, a romancista alemã Megan Maxwell e a autora e psicóloga americana Becky Albertalli. Assim como o autor de literatura infanto-juvenil Mac Barnett (Os Dois Terríveis), o escritor de literatura fantástica e de ficção científica Kevin Hearne (Herdeiro do Jedi) e as autoras bestsellers Amy Ewing (A Cidade Solitária), Jen Sterling (O Jogo Perfeito), Audrey Carlan (A Garota do Calendário), Jennifer Niven (Por Lugares Incríveis), e Ava Dellaira (Cartas de Amor aos Mortos). Além das romancistas irlandesas Lucinda Riley (As Sete Irmãs) e Marian Keyes (Melância) e da escritora sul africana Tarryn Fisher (Nunca, Jamais), e outros.

Já entre os convidados nacionais estarão os renomados autores Miriam Leitão, Angela Lago, Fabrício Carpinejar, Edney Silvestre, Mary Del Priore, Ruy Castro, Bráulio Tavares, Raphael Montes, Pedro Gabriel, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Carina Rissi, Bruna Vieira, Chris Melo, Adriana Carranca, Ilan Brenman, Carolina Munhóz, Raphael Draccon, Eduardo Spohr, André Vianco, Affonso Solano, Isabela Freitas, Clarice Freire, Santiago Nazarian, Heloisa Seixas e Ignácio de Loyola Brandão, que comemora seus 80 anos no evento.

Além dos famosos quadrinistas Maurício de Sousa e Ziraldo, do autor e produtor cultural Afonso Borges, do escritor e humorista Ary Toledo, do repórter Caco Barcellos, do compositor e cantor Martinho da Vila, do ator Francisco Cuoco, da dramaturga e escritora Guiomar de Grammont, do dramaturgo e autor Walcyr Carrasco, do historiador Leandro Karnal, do filósofo Mário Sérgio Cortella, do médico infectologista Stefan Cunha Ujvari, do chef Jefferson Rueda, do maestro Julio Medaglia, e dos youtubers e autores Kéfera Buchmann, Jout Jout, Lucas Rangel e RezendeEvil, entre muitos outros.

Histórias em Todos os Sentidos

Assim, durante dez dias, a bienal reúne em sua programação alguns dos mais renomados escritores, ilustradores, jornalistas, artistas e personalidades de diversas partes do mundo para discutir os mais variados assuntos, como a literatura, as artes, a poesia, a gastronomia, o jornalismo, a história, a educação, a cultura, os quadrinhos, o livro digital, o mundo editorial, e muito mais.

Tudo isso em doze espaços, criados especialmente para agradar a leitores de todas as idades e gostos literários. A começar pela tradicional “Arena Cultural”, espaço dedicado aos autores best-sellers nacionais e internacionais, que participam de bate-papos exclusivos sobre suas obras e os mais diversos temas. 

Enquanto que o “Salão de Ideias”, considerado o principal centro de debates do evento, recebe autores, pensadores e personalidades, para discutir sobre temas atuais e de relevância social e cultural. Entre os convidados estará à ilustradora alemã Stefanie Harjes, em uma conversa sobre imagem e texto na literatura, o economista Ladislaw Dowbor, refletindo sobre a economia brasileira atual, a historiadora e feminista Margareth Rago, abordando o feminino na literatura. Além do antropólogo Roberto Damatta e do filósofo Oswaldo Giacoia Junior, discutindo os referenciais éticos dos dias atuais, e dos quadrinistas Vitor Caffagi e Shiko falando sobre super-heróis no mundo real.

Já para os amantes da culinária tem a 4ª edição do “Cozinhando com Palavras”, um espaço, sob a curadoria do Chef André Boccato, no qual Chefs-autores participam de debates e ministram aulas-shows em uma cozinha experimental, unindo a gastronomia, a literatura e a cultura em uma verdadeira gourmet experience.

As crianças e os jovens também terão seu lugar garantido na área temática “No Mundo das Histórias em Quadrinhos”, localizada no “Espaço Mauricio de Sousa”, dedicado à obra do escritor e ilustrador, no qual o público poderá se divertir com atividades interativas, teatro de fantoches, um escorregador de rolinhos, uma parede de escalada, e muito mais. Sendo que, o espaço de 500 m², patrocinado pela BIC, também contará com uma Mônica de três metros de altura, além da Exposição Mauricio 80, que exibe uma linha do tempo com os melhores momentos da vida do quadrinista. Os fãs também poderão comprar os lançamentos do autor e acompanhar o trabalho dos artistas da Maurício de Sousa Produções em um estúdio montado especialmente para o evento.

Têm ainda o “Auditório Edições SESC”, que conta com uma programação ligada ao universo do livro, com atividades interativas para crianças e adultos, apresentações de teatro, shows, encontros com booktubers, profissionais da área de edição, designer, tradução e publicação do livro. Sem falar na segunda edição do “BiblioSesc”, que ocorre na “Praça de Histórias”, dedicada ao mundo das narrativas e da oralidade, e na “Praça da Palavra”, dedicada à palavra escrita e suas possibilidades narrativas. Sendo que em ambas as praças serão realizadas apresentações artísticas, saraus, bate-papos e contação de histórias. 

Novidades

Uma das novidades desta edição é o “Espaço Ignácio de Loyola Brandão”, criado em homenagem aos 80 anos do escritor vencedor de vários Prêmios Jabuti e que recentemente foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras. Destinado ao setor editorial, o espaço irá discutir temas como, direitos autorais, políticas públicas, a lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor e a pesquisa “Retratos da Leitura” no Brasil, e muito mais.

Há também o “Espaço Cordel e Repente”, criado em parceria com a Câmara Cearense do Livro, com o objetivo de dar visibilidade à rica literatura regional, trazendo dois dos principais movimentos artísticos culturais do Nordeste, que também servem de inspiração para outras artes.  O espaço irá promover apresentações artísticas, shows, contação de histórias, palestras e debates com inúmeros convidados, entre eles o cantor e compositor Paulo Araújo, autor da canção “I-margem”, trilha sonora da novela Velho Chico, a escritora e roteirista de telenovelas Edmara Barbosa, o maestro Rafael Luperi, o cordelista e poeta Klevisson Viana, vencedor do Prêmio Jabuti, o poeta Crispiniano Neto, e os repentistas Antonio Lisboa, Josy Maria, Chico Pedrosa, e muitos outros.

Com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos visitantes, a Bienal do Livro também contará com uma área de circulação bem maior, com ruas mais largas de até 10 metros, e com rampas de acesso em todo o pavilhão. Sendo que o evento terá ainda mais dois espaços destinados as sessões de autógrafos, além da Arena de Autógrafos, assim como uma área de alimentação 30% maior, com carrinhos volantes e vending machines.

Assim, numa mistura de literatura, diversão, negócios, gastronomia e cultura, a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pretende celebrar e incentivar a leitura e o livro, em grande estilo.

Não percam! :)

Confira a programação completa da Bienal do Livro no seu site oficial.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!