IBBY anuncia vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen de Literatura 2016

O escritor chinês Cao Wenxuan e a ilustradora alemã Rotraut Susanne Berner foram anunciados como os vencedores do renomado Prêmio Hans Christian Andersen, durante a 53ª edição da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.

Cao Wenxuan e Rotraut Susanne Berner durante o anúncio do  Prêmio Hans Christian Andersen | © Feira do Livro de Bolonha
O prêmio, cujo nome é uma homenagem ao escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, existe desde 1956, e é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (IBBY) a escritores e ilustradores vivos, cujas obras deram uma contribuição duradoura para a literatura infantil e juvenil.

Melhor Escritor

Premiado romancista chinês, Cao Wenxuan é vice-presidente da Beijing Writers Association, e também professor de literatura chinesa e literatura infantil na Universidade de Pequim. Sendo que, o autor é mais conhecido por seus livros infantis com histórias realistas sobre crianças corajosas, que enfrentam enormes dificuldades e desafios.

Assim como em uma de suas obras mais famosas, “Bronze and Sunflower”, um romance ambientado durante a época da Revolução Cultural, que conta a comovente história da amizade entre um menino da vila que não fala e uma menina da cidade que se muda para a aldeia para viver com sua família. Publicado em 2005, a obra foi premiada com o Bingxin Literature Prize, o National Book Award, e o National Five Top Project Award.

De acordo com o júri do Prêmio Hans Christian Andersen, cuja escolha foi unânime, Cao escreve “muito bem sobre a vida complexa de crianças que enfrentam grandes desafios. Ele é um escritor profundamente comprometido, cuja própria infância difícil tem sido profundamente influente em sua escrita em que não há respostas fáceis”.

“Os livros de Cao Wenxuan não mentem sobre a condição humana; eles reconhecem que a vida muitas vezes pode ser trágica e que as crianças podem sofrer. Ao mesmo tempo, elas podem amar e serem resgatadas por suas qualidades humanas e pela bondade que, por vezes, encontram quando estão mais necessitadas”, complementa o júri no site oficial do prêmio.

Recentemente os livros de Wenxuan têm ganhado o mundo sendo publicados, até o momento, na Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Japão e Coréia. Sendo que, infelizmente, o autor ainda é inédito no Brasil.

Melhor Ilustradora

Premiada ilustradora, designer gráfico, e escritora alemã, Rotraut Susanne Berner ilustrou mais de 80 livros infantis e quase 800 capas de livros, tendo também escrito diversas obras. Um de seus trabalhos mais famosos é “Wimmel” (2003 - 2008), uma premiada série de livros que retratam a vida nas quatro estações de forma elaborada e detalhada com uma narrativa envolvente criada apenas através de imagens.

Segundo o júri do prêmio os livros de Berner “podem ser cômicos, e igualmente profundamente comoventes. E ela não teme mostrar momentos difíceis da vida”. O júri acrescenta ainda no site oficial do prêmio que “crianças de todo o mundo merecem ser expostos a seus livros brilhantes, humanos, ricos, emocionalmente verdadeiros e profundamente envolventes”.

Indicada quatro vezes ao Prêmio Hans Christian Andersen (2000, 2002, 2004 e 2014), Berner teve suas obras traduzidas para diversos idiomas. Sendo que, no Brasil, a autora tem três de seus livros publicados, entre eles “Diário de Livros” (Buchtagebuch - 2009), “Célio Coelho e João Cão” (Hund und Hase - 2009) e “A Gata” (The Cat: Or, How I Lost Eternity - 2006), escrito por Jutta Richter e ilustrado por Rotraut Susanne Berner.

Considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, o Prêmio Hans Christian Andersen será entregue aos vencedores, em agosto, durante uma cerimônia no 35º Congresso Internacional do IBBY, em Auckland, na Nova Zelândia.

0 Comments:

Postar um comentário