Hay Festival Cartagena 2016

A bela cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, se torna palco hoje de um dos principais eventos culturais da América do Sul, o “Hay Festival”.


Em sua 11ª edição, o evento, que acontece até o dia 31 de janeiro, contará com a presença de 150 convidados de todo o mundo, que irão participar de inúmeros eventos, com o objetivo de promover a literatura local e internacional, a educação, o desenvolvimento, e o intercâmbio cultural.

Imagina El Mundo

Mais uma vez com o tema “Imagine um Mundo Melhor”, o festival irá reunir alguns dos mais renomados escritores, intelectuais e artistas de diversos países para discutir os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, a politica, a poesia, a economia, a ciência, a arte, o cinema, a música, e muitos outros.

Sendo que, entre os autores convidados estarão o francês Marc Levy, o alemão Uwe Timm, o argentino Patricio Pron, a brasileira Luciana Savaget, o mexicano Luis Urrea, o suíço Peter Stamm, o colombiano Juan Gabriel Vásquez, os portugueses Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz, assim como a britânica Jessie Burton, autora do bestseller mundial “O Miniaturista” (The Miniaturist), e o venezuelano Alberto Barrera Tyzka, vencedor do Prêmio Tusquets de Literatura 2015.

Além do economista francês Thomas Piketty, autor da obra “O Capital no Século XXI”, do historiador israelense Yuval Harari Noah, da dramaturga, romancista e poeta inglesa Debora Levy, além do médico mexicano Arnoldo Kraus, da historiadora, filósofa e jornalista colombiana Diana Uribe, do acadêmico, escritor e crítico de arte britânico Simon Schama, e da ilustradora espanhola Ana Sainz Quesada, mais conhecida como Anapurna.

Também estão confirmados no evento o cantor Draco Rosa (Porto Rico), a pianista Marcela Roggeri (Argentina), a atriz Emma Suárez (Espanha), o cineasta Stephen Frears (Reino Unido), o diretor Ciro Guerra (Colômbia), o designer gráfico e ilustrador Richard McGuire (EUA), o ilustrador Rafael Yockteng (Peru), e os jornalistas Olivier Weber (França), Marie Arana (Peru), Jon Lee Anderson (EUA), Johann Hari (Reino Unido), Jorge Lanata (Argentina) e Alma Guillermoprieto (México), entre muitos outros.

O Festival

Assim, durante quatro dias, o festival contará com uma programação cultural atraente e diversificada, com direito a palestras, lançamentos de livros, exposições, exibição de filmes, apresentações artísticas, e muito mais.

Sendo que, nesta edição, o Hay Festival contará com uma série de eventos para celebrar o legado dos renomados autores Miguel de Cervantes Saavedra e William Shakespeare, em seu 400º aniversário de morte. Além de prestar tributo ao cantor David Bowie, falecido em janeiro deste ano.

Sem falar, na homenagem especial aos renomados autores Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa, no evento “Vargas Llosa vs. García Márquez”, onde o espanhol J. J. Armas Marcelo, autor de “Vargas Llosa – El Vicio de Escribir”, e o colombiano Conrado Zuluaga, uma autoridade em Garcia Márquez, irão falar sobre a vida e obra dos dois prêmios Nobel da América Latina.

O festival também contará com um espaço dedicado ao público infantil, o tradicional “Hay Festivalito”, promovido pela Fundación Plan. Além de fornecer ingressos gratuitos para os estudantes, que poderão participar do “Hay Joven”, um programa de eventos exclusivo para universitários.

O Hay Festival é um evento cultural, que ocorre, anualmente, em várias cidades pelo mundo em diferentes datas, promovendo um encontro de mentes de inúmeros países para compartilhar histórias e discutir sobre diversos temas da atualidade.

Saiba mais no site oficial do evento, e confira os vídeos e fotos das edições anteriores no site memorial do Hay Festival Cartagena.

0 Comments:

Postar um comentário