Goodreads Choice Awards 2014

quarta-feira, dezembro 31, 2014 Iuçara Soares 0 Comentários ,


Com o fim de ano chegando está na hora de conferir os vencedores do “Goodreads Choice Awards”, um concurso literário que elege os melhores livros do ano.

O concurso é realizado pela maior rede social de livros, a Goodreads, que possui cerca de 30 milhões de usuários e mais de 900 milhões de obras cadastradas. 

Sendo que são os próprios usuários da rede social que escolhem, por meio de votação online, as melhores obras do ano, indicadas por críticos especializados e divididas em 20 categorias literárias. 

Os Vencedores

Muitas das obras vencedoras já foram ou tem previsão para serem publicadas no Brasil por diversas editoras. Como o best-seller “Landline” do escritor Rainbow Rowell, que foi eleito o melhor livro na categoria Ficção, previsto para ser lançado no país em 2015 pela editora Novo Século.

Outra obra prevista para ser lançada no país é “All the Light We Cannot See” (editora Intrínseca) do escritor Anthony Doerr, eleito como melhor livro na categoria Ficção Histórica. Além da obra “The Book of Life” (editora Rocco) último livro da Trilogia das Almas, de Deborah Harkness, eleita como o melhor livro na categoria Fantasia. 

Enquanto que a obra “Mr. Mercedes”, do mestre do suspense Stephen King, prevista para ser lançada pela editora Suma de Letras em 2015, conquistou o título de melhor livro na categoria Mistério & Thriller. 

Nas categorias Memória & Autobiografia e Middle Grade & Children's foram eleitos os livros “A Estrela que nunca vai se Apagar” de Esther Earl e a obra “O Sangue do Olimpo” da série Os Heróis do Olimpo, do escritor Rick Riordan. Ambos lançados este ano pela editora Intrínseca.

Outra obra que tem feito muito sucesso no Brasil e no mundo é “The Martian” do autor Andy Weir, eleita na categoria de melhor Ficção Científica. Tendo sido publicada no país pela editora Arqueiro, com o título “Perdido em Marte”.

Já o primeiro lugar na categoria Young Adult Fantasy & Science Fiction ficou com o livro “Cidade do Fogo Celestial” (City of Heavenly Fire), sexto e último volume da famosa série “Os Instrumentos Mortais” da escritora Cassandra Clare, publicada no Brasil pela editora Galera Record. 

Eleito como o melhor livro na categoria Debut Goodreads Author, o best-seller “Fúria Vermelha”, primeiro livro da série “Red Rising”, do autor Pierce Brown também já foi publicado no Brasil, pela editora GloboLivros. 

Há ainda o livro We Were Liars da escritora E. Lockhart, eleito na categoria de melhor Young Adult Fiction, publicado em outubro deste ano pela editora Seguinte, com o título “Mentirosos”.

Assim, dentre os 20 livros vencedores do Goodreads Choice Awards, seis já foram publicados no Brasil e cinco estão previstos para serem lançados no próximo ano.

No entanto, infelizmente, nove obras ainda não têm previsão para lançamento no país, como a graphic novel “Leaves on the Wind”, 4º volume da saga Serenity, baseada na série de TV Firefly, dos autores Zack Whedon e Georges Jeanty.

Confira as demais categorias e suas obras vencedoras no infográfico a baixo:


Saiba mais sobre os livros e o concurso no site oficial da Goodreads.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!