Prêmio Nobel de Literatura 2014

O escritor francês Patrick Modiano foi agraciado pela Real Academia Sueca de Ciências, em Estocolmo, com um dos mais prestigiados prêmios literários do mundo, o Prêmio Nobel de Literatura.


O prêmio, que existe desde 1901, é entregue a um escritor (a) de qualquer nacionalidade que, de acordo com Alfred Nobel, tenha “produzido, no campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal”. Premiando os vencedores com a quantia de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 2,67 milhões de reais).

O Vencedor

Considerado um autor de renome na França, mas não muito popular em outros países, Patrick Modiano é conhecido por suas obras curtas que destacam temas como a memória, a perda, a identidade e o sentimento de culpa. Sendo que muitos dos seus livros são ambientados em Paris, durante a Segunda Guerra Mundial (1940-1944).

Segundo a Academia Sueca, as obras do autor são marcadas pela “arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e descobriu a vida no mundo da ocupação” nazista na França.

“São livros curtos e pequenos, não são difíceis de ler, você pode ler um à tarde e outro depois do jantar. Mas são muito bem escritos, muito elegantes”, destacou o secretário permanente da Academia Sueca, Peter Englund, em entrevista após o anúncio do prêmio.

Sua obra

Com cerca de 30 livros publicados, na maioria romances, o autor foi agraciado com alguns dos mais importantes prêmios literários franceses e europeus, como o Grand prix du Roman de l’Académie Française (1972), o Prêmio Marguerite Duras (2011) e o Prêmio Austríaco de Literatura Europeia (2012).

Assim como o Goncourt (1978), principal prêmio literário da França, por um de seus romances mais conhecidos, a obra “Uma Rua de Roma” (Rue des Boutiques Obscures), publicada em 1968, que conta a história de um detetive que perde a memória. Sua obra mais recente “Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier” foi publicada em outubro deste ano na França, e ainda não tem previsão para ser lançada no Brasil.

Além de seus romances, Modiano também escreveu vários roteiros para o cinema, sendo um dos autores de “Lacombe Lucien” (1974), longa-metragem dirigido por Louis Malle, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1975.

Lançamento no Brasil

No Brasil foram publicados sete livros do autor, seis deles pela editora Rocco, que lançou em dezembro deste ano novas edições das obras “Ronda da Noite”, “Uma Rua de Roma” e “Dora Bruder”. Há ainda as obras “Vila Triste” (1998), “Do mais longe ao esquecimento” (2000), e “Meninos Valentes” (2003), também publicadas pela editora Rocco, mas que se encontram esgotadas nas livrarias.

Já o livro infantojuvenil “Filomena Firmeza”, com ilustrações de Sempé, foi publicado este ano pela editora Cosac Naify. Enquanto que os livros “Remise de Peine” (1988), “Fleurs de Ruine” (1991) e “Chien de Printemps” (1993) estão previstos para serem lançados em 2015 pela editora Record.

Sobre o autor

© C. Hélie/Gallimard
Nascido em Boulongne-Billancourt, Paris, em 1945, Jean Patrick Modiano é filho de um comerciante italiano de origem judaica e de uma atriz belga, que se conheceram durante a ocupação nazista na França.


O autor passou a infância em Paris na casa dos avôs maternos, junto ao seu irmão mais novo Rudy, com quem era muito afeiçoado, sendo que sua morte, com apenas seis anos, foi um grande choque para o jovem Patrick.

Na adolescência, Modiano encontrou apoio no famoso escritor Raymond Queneau, um amigo de sua mãe, que lhe deu aulas particulares e o introduziu ao mundo literário.

No entanto, ao longo dos anos, o autor realizou inúmeros trabalhos, como cobrir a revolta estudantil do Maio de 68 como jornalista da Vogue, antes de publicar seu primeiro romance, “La place de l’étoile”, em 1968.

Atualmente, aos 69 anos, Modiano mora em Paris e raramente aparece em sessões públicas ou concede entrevistas, levando uma vida recatada ao lado da esposa Dominique Zehrfuss, com quem tem duas filhas, a realizadora de cinema, Zina Modiano, e a cantora e escritora, Marie Modiano.

A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel aconteceu em Estocolmo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel. Sendo que, Modiano dedicou o prêmio ao seu neto nascido na Suécia.

Confira os demais vencedores do Nobel no site oficial do prêmio (em inglês).

0 Comments:

Postar um comentário