Fórum das Letras 2014

Tem inicio hoje o Fórum das Letras, que acontece até o dia 2 de novembro na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.


Com o tema “Escritas em Transe”, o evento contará com a presença de renomados autores nacionais e internacionais, que irão discutir as relações entre literatura, arte e política, além dos 50 anos do Golpe Militar e os 30 anos das Diretas-Já.

Sendo que, um dos momentos mais importantes do evento será a assinatura da carta de intenção da primeira Casa Brasileira de Refúgio (CABRA), que tem a missão de abrigar escritores refugiados de todo mundo, vítimas do cerceamento da liberdade de expressão em seus países de origem.

Programação

Em sua 10ª edição, o evento promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exposições, shows, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos literários, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles a cantora e autora Adriana Calcanhoto, a poetisa e atriz Elisa Lucinda, os jornalistas e autores Eliane Brum, Audálio Dantas, Lira Neto e Ricardo Kotscho. Além dos escritores Raphael Montes, Clarice Freire, Pedro Gabriel, Marina Carvalho, Fabrício Carpinejar, Santiago Nazarian, Frei Betto, e muitos outros.

O fórum também contará com a presença dos convidados internacionais Marc Meyers (EUA), Julia Olivera (Honduras), Mohsen Emadi (Irã), Maria Tereza Atrián (México), Lídia Jorge (Portugal), Patrick Straumman (Suíça), Care Santos (Espanha), Hubert Tézenas (França), e vários outros.

Espaços

Assim, durante cinco dias, o Fórum das Letras reúne alguns dos mais renomados escritores, jornalistas, artistas e personalidades de diversas partes do mundo em espaços como o “Ciclo de Debates”, o “Ciclo de Jornalismo e Literatura” e o “Fórum das Letrinhas” destinado ao público infantil.

Há também a tradicional “Programação Principal”, realizada no Cine Vila Rica.  Além do “#DasLetras”, um novo espaço dedicado especialmente ao público jovem. Sem falar, no “Fórum das Letras Jurídicas”, organizado pelo curso de Direito da UFOP, que ocorre paralelo ao evento.

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Fórum das Letras foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público, além de valorizar a identidade, a diversidade e a literatura produzida pelos países de língua portuguesa.

Confira a programação completa no site oficial do Fórum das Letras.

0 Comments:

Postar um comentário