Fliaraxá 2014

Tem inicio hoje a 3ª edição do Festival Literário de Araxá, a Fliaraxá, que acontece até o dia 12 de outubro na Fundação Calmon Barreto.


Com o tema “Leitura para um Mundo Melhor”, a edição deste ano promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a oficinas, palestras, apresentações artísticas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles o premiado romancista e novelista mineiro, Luiz Vilela, que será o homenageado deste ano do evento, junto ao renomado autor e jornalista Wander Piroli, que será o patrono desta edição.

Convidados

Assim, durante quatro dias, a Fliaraxá reúne em sua programação inúmeros escritores, ilustradores, jornalistas e personalidades, para discutir os mais variados assuntos, sob a curadoria do idealizador do projeto “Sempre Um Papo”, Afonso Borges, e dos escritores Humberto Werneck e Leo Cunha.


Entre os convidados estará à musicista Elisa Freixo, o professor e curador do prêmio Jabuti José Luiz Goldfarb, o arquiteto Gustavo Penna, e os atores Alexandre Borges e Eduardo Moscovis. Assim como a jornalista e autora mineira Eliane Brum e o romancista Luiz Ruffato, que participa da abertura do evento discutindo seu tema principal.

Também estão confirmados os renomados escritores Zuenir Ventura, Affonso Romano de Sant’Anna, Jacques Fux, Laura Conrado, Paula Pimenta, Mary Del Priore, Raphael Montes, Marcelino Freire, Leila Ferreira e Fabrício Carpinejar, entre muitos outros.

Novidades

Em homenagem aos 70 anos do Grande Hotel de Araxá, o Fliaraxá em parceria com o Hay Festival traz ao Brasil, pela primeira vez, o renomado fotógrafo argentino Daniel Mordzinski, com a inédita exposição “Quartos de escrita – Retratos de Escritores em Hotéis”, que enfoca 70 grandes autores da literatura mundial clicados em hotéis pelo mundo afora.

Há também o Laboratório de Escrita Criativa, idealizado e produzido pelos escritores Marcia Tiburi e Evandro Affonso Ferreira, no qual seus participantes irão escrever contos ambientados em hotéis.

Além disso, o festival também contará com uma extensa programação infantil, com direito a contação de histórias, teatro, oficinas e a presença de convidados como Rúbia Mesquita, Chico dos Bonecos, Tino Freitas e Rodrigo Libânio Christo.

Assim como do mascote do evento, o Tamanduel, uma alusão ao Tamanduá Bandeira, animal em risco de extinção, que foi apresentado oficialmente durante uma palestra-espetáculo, no dia 11 de setembro, às crianças de Araxá, pelos escritores Leo Cunha e Tino Freitas.

Para aqueles que não poderem comparecer a Fliaraxá, o evento será transmitido em tempo real pelo streaming do seu site oficial. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube, pelo Twitter e pelo Facebook.

Assista ao vídeo promocional do evento:



Confira a programação completa no site oficial da Fliaraxá.

0 Comments:

Postar um comentário