FIL Guadalajara 2013

Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que este ano terá Israel como país homenageado.


Em sua 27ª edição, o evento, que acontece até o dia 8 de dezembro na Expo Guadalajara, no México, contará com 1.900 editoriais de 44 países, além de cerca de 600 autores nacionais e internacionais que irão lançar mais de 4.000 títulos.

Entre os autores convidados estarão o israelense David Grossman, e o peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2010. Assim como o ilustrador mexicano Juan Carlos Palomino Macías, o jornalista e escritor irlandês Colm Tóibín, e o autor angolano Gonçalo M. Tavares, entre muitos outros.

A literatura brasileira também estará presente na Fil Guadalajara, no estande “Destinação Brasil”, que contará com a participação de 15 autores brasileiros, entre eles Bernardo Ajzenberg, Ivana Arruda Leite, Marcelino Freire, Andréa Del Fuego, e muitos outros.

O evento

Fundada pela Universidade de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo, o que a diferencia da maioria das feiras.

Assim, nos dias 30 de novembro a 08 de dezembro, das 9h às 21h, milhares de leitores do mundo todo podem desfrutar de encontros com seus autores preferidos, além de conhecer os novos lançamentos e participar de inúmeros eventos. Sendo que nos dias destinados aos profissionais, o evento será aberto ao público apenas das 17h às 21h.

Já nos dias 02 a 04 de dezembro, de 09h as 17h, a FIL Guadalajara recebe mais de 20 mil profissionais do mercado editorial internacional, como ilustradores, escritores, editores, tradutores, agentes literários, distribuidores, bibliotecários, entre outros, que se reúnem para fazer negócios e participar de seminários.

Programação

Portanto, durante nove dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, promovendo debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como a literatura, a poesia, a arte, a educação, a cultura e o futuro dos livros.

Seguindo a tendência do momento, o evento também irá destacar a inovação e a tecnologia, por meio da “Área de Libro Electrónico”, um espaço projetado para atender a crescente demanda por conteúdo, produtos e serviços relacionados edição digital.

A feira também contará com um espaço dedicado ao público infantil, o “FIL Niños”, no qual as crianças participam de oficinas de construção de leitura, shows nacionais e internacionais, salas de leitura e encontro com autores e ilustradores da literatura infantil.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário