Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

Vem aí um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.


Em sua 38ª edição, o evento irá reunir mais de 10 mil profissionais do livro e milhares de leitores do mundo inteiro entre os dia 19 de abril a 7 de maio na cidade de Buenos Aires, considerada a “Capital Mundial do Livro”.

Com o tema “O Futuro dos Livros”, a feira literária contará com a participação de inúmeros autores internacionais, como o escritor e jornalista Eduardo Galeano, o autor marroquino Daniel Pennac, o narrador e ensaísta israelense David Grossman, e o escritor romeno Norman Manea.

Além dos escritores argentinos Alberto Manguel, Romina Paula e Oliverio Coelho, assim como o escritor e poeta sueco Niklas Schioler, e a romancista americana Sandra Cisneros, entre muitos outros.

Programação

Os primeiros dias do evento, de 16 a 20 de abril, serão dedicados aos profissionais do mercado editorial. Assim, editores, livreiros, agentes literários, ilustradores e bibliotecários, entre outros, se reúnem para fazer negócios e participar de seminários. Sendo que haverá também diversas atividades para professores e mediadores de leitura.

Logo depois, a feira é aberta ao público tornando-se uma verdadeira cidade do livro, com mais de 45 mil metros quadrados de exposição e cerca de 1500 expositores de mais de quarenta países.

Durante três semanas, incluindo os feriados, a Feira exibe um calendário extenso de eventos, como palestras, apresentações de livros, cursos, sessões de autógrafos, além de um festival de poesia, uma reunião de contadores de histórias e o dia microficción, entre muitos outros.

Capital Mundial do Livro

Em 2011, a bela cidade de Buenos Aires, na Argentina foi eleita pela UNESCO e por grandes representantes da indústria editorial internacional, como a “Capital Mundial do Livro”, em reconhecimento a qualidade dos programas de promoção do livro e da leitura.

De acordo com as regras da UNESCO, a cidade nomeada ostenta o título pelos 12 meses que separam as celebrações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, comemorado em 23 de abril.

Assim, neste mês, a cidade de Buenos Aires se despede do título de "Capital Mundial do Livro" com estilo na 38ª edição de um dos eventos literários mais importantes do país.

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires é realizada todos os anos, desde 1975 pela The Book Foundation, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover o livro e os hábitos de leitura.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

3 comentários: