Países comemoram o Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil

Hoje, 02 de abril, é comemorado em mais de 60 países o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil, uma data criada em homenagem ao aniversário do renomado escritor Hans Christian Andersen, considerado o pai dos contos de fadas.

imagem: divulgação
A literatura infanto-juvenil surgiu no século XVII, da arte de criar magia em forma de palavras, que cativam e ao mesmo tempo ensinam jovens e crianças.

Os contos de fadas, termo mais comum das histórias infanto-juvenis, são conhecidos mundialmente tanto por crianças quanto por adultos.

Em suas histórias, heróis e vilões misturam realidade e fantasia, com o intuito de passar aos jovens conceitos como valores morais e éticos, fazendo ainda com que reflitam sobre suas atitudes, e às vezes, até modifiquem suas ações, se transformando em pessoas melhores.

Para aqueles que não conhecem, Hans Christian Andersen foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis, que escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, como o “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Princesa e a Ervilha” e “A Polegarzinha”.

Estátua de Hans Christian Andersen / foto: divulgação
Durante todo o dia, a leitura invade espaços e ambientes de diversos países, incluindo o Brasil, que comemoram a data com feiras do livro, contadores de história, noites de autógrafos e muitas outras atrações.

0 Comments:

Postar um comentário