London Book Fair 2025

Já começou um dos maiores e mais importantes eventos da indústria do livro, a Feira do Livro de Londres, onde a comunidade editorial global se reúne para desenvolver relacionamentos, obter insights e definir o futuro do conteúdo criativo. 


O evento, que acontece até o dia 13 de março no Centro de Convenções Olympia em West London, que passou por reformas nos últimos anos, contará com mais de 1.000 empresas de 60 países, expondo seus livros, participando de mais de 100 eventos, conferencias, seminários, máster classes, e realizando negócios nas áreas de direitos autorais, vendas e distribuição de conteúdo através de impressão, áudio, tv, cinema e canais digitais. 

Programação

Com o tema “Vire a Página”, a feira do livro deste ano reúne mais de 30.000 profissionais da indústria editorial de diversas partes do mundo, entre eles escritores, poetas, ilustradores e designers gráficos, bibliotecários, editores, livreiros, agentes literários, jornalistas, e diversos outros membros da comunidade literária, que desfrutarão de três dias de negócios, networking e aprendizado. Além de participarem de eventos atraentes e inspiradores, nos quais serão abordados tópicos importantes do setor editorial, como os audiobooks, a inteligência artificial, os direitos autorais, iniciativas de leitura para jovens, o futuro do licenciamento e da distribuição de livros, acessibilidade, sustentabilidade, social media, adaptações literárias, e muito mais.

Tudo isso, em espaços como o “Author HQ”, projetado para fornecer conhecimento e ferramentas a escritores e ilustradores que precisam tomar decisões em relação à publicação de seu trabalho. Assim como oferecer uma visão sobre as tendências do momento que tem empolgado a indústria editorial. Sem falar nos já tradicionais “Literary Translation Centre”, dedicado à tradução, o “International Rights Centre”, onde os profissionais de direitos se reúnem para conduzir negócios, a “Tech Theatre”, que discute os recentes desenvolvimentos tecnológicos na área editorial, a “The Illustrators' Gallery”, na qual ilustradores e artistas tem a oportunidade de expor seus trabalhos para a comunidade editorial internacional, e o “English PEN Literary Salon”, que apresentará um programa eclético de eventos sobre liberdade de expressão e literatura internacional. 

Há ainda o “Focus Theatre”, que sediará os Prêmios Trailblazer e contará com palestras sobre tópicos importantes do setor, e o “Academic Theatre”,  dedicado as publicações acadêmicas. Além da primeira edição da conferência “Academic and Professional Publishing”, que abrange tendências e desafios na publicação, e da conferência “The Writers’ Summit”, um evento de um dia que oferece consultoria especializada, workshops, networking, insights, inspiração e debates para ajudar escritores em todos os estágios da carreira a progredir na publicação.

O Brasil também marcará presença na feira com um estande ampliado (de 48m² para 56m²) e uma programação exclusiva, que inclui o já tradicional matchmaking, que facilita conexões estratégicas entre editoras brasileiras e internacionais, além do Caipirinha Hour, uma ação de networking que leva um toque da cultura brasileira a Londres. Tudo isso por meio do Brazilian Publishers, um projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Autores do Dia

Continuando a tradição de celebrar alguns dos escritores e ilustradores mais aclamados e bem-sucedidos da atualidade, a Feira do Livro de Londres promove mais uma vez os programas “Author of the Day” e “Illustrator of the Fair”, no qual três autores e um ilustrador convidado participam de seminários, sessões de fotos, autógrafos e bate-papos, em diferentes dias da feira. 


Sendo que o primeiro dia do evento, dedicado a um autor internacional, contará com a presença da premiada romancista argentina Claudia Piñeiro (Elena Sabe). Já no segundo dia, dedicado ao ilustrador da feira e a um autor de livros adultos, o evento contará com a participação da escritora britânica nascida em Bangladesh Monica Ali (Um lugar chamado Brick Lane), e do quadrinista e autor britânico Jamie Smart (Bunny vs Monkey). Já no último dia do evento, tradicionalmente dedicado a um autor infanto-juvenil, será a vez do roteirista e escritor britânico, Frank Cottrell-Boyce (Cósmico).

Entre os demais autores convidados estarão JD Kirk (DCI Jack Logan Series), Alice McIlroy (The Glass Woman), Abiola Bello (The Love Dare), Molly Arbuthnott (Oscar the Ferry Cat), Philip Womack (O Outro Livro), Busayo Matuluko (Til Death), J M Dalgliesh (A Mulher Perfeita), Jemma Hatt (The Adventurers Series), Elif Shafak (A Ilha das Árvores Perdidas), Adele Parks (Just Between Us), LJ Ross (DCI Ryan Mysteries), Bobby Palmer (Isaac and the Egg), Liu Zhenyun (Someone to Talk To), Beth O’Leary (Um Amor Cinco Estrelas), Saara El-Arifi (Aliança Celestial), Lucy Clarke (Como as Outras Garotas), Max Porter (Luto sem Medo), entre outros.

Confira a programação completa no site oficial da London Book Fair.

0 Comments:

Postar um comentário