Feira do Livro Infantil de Bolonha 2025

A cidade italiana de Bolonha se torna palco hoje de um dos mais importantes eventos dedicados à literatura infanto-juvenil, a Feira do Livro Infantil de Bolonha, que tem a Estônia como convidado de honra. 


Como o tema “Shape and Share e o SHOUT Children's Content”, o evento contará com uma nova identidade visual criada pelo jovem artista brasileiro residente em Portugal, Bruno de Almeida, em colaboração com a Chialab Design, responsável pela identidade visual da feira há nove anos. Assim com o objetivo de criar uma identidade visual repleta de cor, movimento, invenção e ação, Bruno criou belas imagens que literalmente “dançam” com os visitantes movendo-se no mesmo ritmo e padrões coreográficos criativos que evocam o slogan do evento num convite explícito para se deixar levar pela energia dançante contagiante e cosmopolita que permeia as exposições, estandes, reuniões, iniciativas, ilustrações, livros e jogos.

Em sua 62ª edição, a Feira do Livro Infantil de Bolonha (BCBF) acontecerá no Centro de Exposições BolognaFiere, na Piazza Costituzione, até o dia 03 de abril, juntamente com o BolognaBookPlus (BBPlus), o evento dedicado à publicação comercial geral organizado em colaboração com a Associação de Editores Italianos (AIE), e a Feira de Licenciamento de Bolonha/Kids (BLTF/Kids), que se concentra no setor de marcas infantis.

A Feira do Livro

Desde sua primeira edição, em 1964, a Feira do Livro Infantil de Bolonha tem sido um espaço de diálogo, debate, troca de ideias e desenvolvimento profissional. À principio dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial internacional, como autores, ilustradores, designers gráficos, tradutores, editores, agentes literários, livreiros, bibliotecários, professores, entre muitos outros. Mas, em 2014, o evento abriu suas portas ao público permitindo a entrada de crianças, adolescentes e suas famílias, além de milhares de fãs da literatura infantil, da ilustração e de todas as demais formas de narrativa que combinam imagens e palavras, sejam livros ilustrados, quadrinhos ou outros.

Agora, tanto profissionais quanto o público em geral terão a oportunidade de aprender sobre as últimas tendências da indústria, conhecer os vencedores dos mais renomados prêmios internacionais, conferir os últimos lançamentos literários, as grandes exposições e participar de encontros com os autores do momento e os mestres da ilustração da literatura infanto-juvenil de diversas partes do mundo. Entre eles os premiados autores e ilustradores Sydney Smith, Beatrice Alemagna, Jeff Kinney, Davide Calì, Rotraut Susan Berner, Marie-Aude Murail, Sara Lundberg, Daniel Pennac, Mariangela Gualtieri, Nikolaus Heidelbach, Joelle Jolivet, Igort, Susie Morgenstern, Serge Bloch, Ole Könnecke, Sergio Ruzzier, e muitos outros.

Mas a Feira do Livro não ficará contida as salas de exposições levando inúmeros eventos aos espaços culturais, bibliotecas, escolas e museus pela cidade a fora, por meio do BOOM! Crescendo nos livros, um programa de eventos que oferece a todos os interessados em livros infantis, uma série de encontros com escritores e ilustradores, oficinas, leituras, performances, exibições de filmes e mais de 40 exposições, entre elas a do grande ilustrador Paul Cox,  que apresentará uma enorme pintura contínua, de 75 metros de comprimento.

Programação Profissional

Assim, durante quatro dias, Bolonha se tornará o centro global para troca de direitos autorais em publicação, multimídia, licenciamento, ilustração e animação destinada às crianças e jovens adultos, com cerca de 1.500 expositores de 90 países, incluindo o Brasil, além de milhares de profissionais do mundo inteiro, se reúnem em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, para expor seus trabalhos, fazer negócios e participar de 325 eventos incluindo palestras, lançamentos, exposições, workshops, conferências, debates e bate-papos sobre os mais variados assuntos, como a literatura, a ilustração, os quadrinhos, a arte, a educação, e a sustentabilidade, além de  algumas das questões mais atuais sobre o futuro e o presente da edição global, e muito mais, nos diversos espaços da feira do livro.

Como o TV/Film Rights Centre, inaugurado em 2024, dedicado à transferência de histórias e personagens de livros para filmes, séries e formatos televisivos, e vice-versa, assim como Games Business Centre, um novo espaço criado em colaboração com a Frankfurter Buchmesse e dedicado a profissionais do setor de jogos em busca de conteúdo narrativo para transformar em videogames. Além do Arts Licensing Area, um novo espaço de exposição e um ponto de encontro para os mundos da ilustração e do licenciamento.

Sem falar no tradicional Rights Centre, aberto não apenas a profissionais do setor de direitos editoriais infantis, mas também aos do mundo editorial adulto, no Comics Corner, a área de exposição para editores de histórias em quadrinhos e graphic novels, especializados e não especializados, na Illustrators Exhibition, uma vitrine para as últimas tendências em ilustração e reconhecimento de talentos novos artistas, no Translators Centre, para tradutores ou interessados em se especializar na tradução de literatura infantil, no Audio HQ, o espaço dedicado ao áudio na BBPlus, e no PublisHer, uma iniciativa criada em 2019 para abordar os desequilíbrios de gênero na indústria. 

Os locais de debate também estão de volta à feira, com o Book Lovers' Café, uma área específica para reuniões sobre novas publicações que está localizada ao lado da Livraria Internacional e de outros Cafés especializados, como o tradicional Illustrators Café, The Content Café  e Translators Café, além do novo Next Chapter Café.

Sendo que um dos eventos mais aguardados pelos ilustradores na feira é o The Illustrators Survival Corner, um espaço dedicado aos ilustradores iniciantes e profissionais, projetado para facilitar o crescimento profissional, com reuniões e oportunidades de estudo aprofundado cobrindo tópicos que vão desde o design de um livro infantil até a autopromoção, desde o gerenciamento de reuniões com editoras até negociações de contratos, desde o uso de mídias sociais até portfólios. Tudo isso em meio a dezenas de eventos programados, incluindo masterclasses, workshops e análises de portfólio por editoras, diretores de arte, ilustradores, agentes e profissionais da indústria.

Todos os anos, no centro da feira, uma exposição é organizada pelo País Convidado de Honra. Este ano, Hello!/Tere! abrirá as portas para o mundo da ilustração estoniana contemporânea por meio das obras de 40 artistas, junto com a 25 Best Designed Estonian Books, que será hospedada no espaço BBPlus. Há também a exposição individual do artista responsável pela capa do Illustrators Annual, o ilustrador canadense Sydney Smith, vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen de 2024,  a exposição individual do vencedor do Prêmio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha - Fundación SM de 2024, o brasileiro Henrique Moreira, a exposição que traça o desenvolvimento da identidade visual da BCBF 2025, criada pelo brasileiro Bruno de Almeida. Assim como a Chinese Excellence in Children's Illustration, que em sua segunda edição traz o melhor da ilustração chinesa contemporânea, a Ukrainian Illustration: Yesterday and Today, que mostra a evolução da ilustração ucraniana, a exposição de ilustração africana Make-A-Picturebook, entre muitas outras.

Além disso, inúmeras premiações e menções honrosas serão realizadas durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, entre os mais consolidados tem o Bologna Ragazzi Award, que celebra sua 60ª edição e, juntamente com o prêmio Bologna Ragazzi CrossMedia, distingue os melhores livros ilustrados publicados recentemente a nível internacional. Outro marco importante é a 10ª edição do prêmio Strega Ragazze e Ragazzi, que deu vida à categoria “Melhor Narrativa em Imagens”, para livros ilustrados. Sendo que a feira também será palco das mais importantes premiações internacionais, com o anúncio dos vencedores do Astrid Lindgren Memorial Award, o “Prêmio Nobel da literatura infantil”.

Outro marco importante a ser celebrado na feira é os oitenta anos da personagem imortal “Pippi Meialonga” criada pela escritora sueca Astrid Lindgren. Também serão celebrados os cinquenta anos de “Pimpa”, personagem criada pelo italiano Francesco Tullio-Altan, e uma homenagem será prestada ao grande ilustrador e designer gráfico japonês Katsumi Komagata, um ano após sua morte.

Confira a programação completa do evento no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário