Tem início hoje o Festival Literário Internacional de Araxá, que acontece até o dia 23 de junho, na Fundação Cultural Calmon Barreto, na cidade mineira de Araxá, contando também com uma programação digital em suas redes sociais.
Com o tema “Memória, Literatura e Diversidade”, o evento promete uma programação cultural variada e dinâmica, com atividades culturais acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas, e artísticas, como oficinas, palestras, apresentações artísticas, saraus de poesia, lançamentos literários, sessões de autógrafos, uma feira gastronômica, shows, debates e bate-papos com alguns dos principais nomes da literatura nacional e internacional, sob a curadoria do idealizador do projeto “Sempre Um Papo”, Afonso Borges.
Assim, durante cinco dias o festival contará com a participação de mais de 110 autores, ilustradores, jornalistas, personalidades e estudiosos, de vários estados brasileiros. Entre eles o sociólogo, cientista político e escritor Sérgio Abranches, a jornalista e escritora Socorro Acioli, o escritor, jornalista, ensaísta, dramaturgo e roteirista Tom Farias, a autora vencedora do Prêmio Jabuti 2022 Eliana Alves, o autor Marcelino Freire, o autor de livros infantis Tino Freitas, o escritor, tradutor e professor universitário Leo Cunha, o jornalista investigativo Guilherme Amado, o autor e jornalista correspondente na Europa Jamil Chade, e o escritor e roteirista de histórias em quadrinhos Estevão da Matta Ribeiro.
Sem falar nos inúmeros convidados internacionais, como o escritor, ilustrador, cineasta e músico português Afonso Cruz, a escritora, roteirista, atriz, bailarina e ativista social cubana Teresa Cárdenas, e a romancista, roteirista, diretora de cinema e advogada criminal francesa Hannelore Cayre.
Novidades
Em sua 12ª edição, o Fliaraxá tem como patrono o autor e cartunista, criador do “Menino Maluquinho”, Ziraldo, falecido em 6 de abril deste ano, que também marcou presença na primeira edição do evento em 2012. Sendo que, o festival irá ainda homenagear a premiada autora, imortal da Academia Paulista de Letras, Djamila Ribeiro, e a atriz, escritora e poetiza Bruna Lombardi, além de ter como convidada especial a romancista, poetisa e contista Conceição Evaristo.
Já uma das novidades desta edição é que o evento contará com dois palcos e duas livrarias, uma dedicada ao público em geral, com cerca de 500 metros de extensão, na qual estarão disponíveis milhares de títulos dos mais diversos gêneros, e a outra destinada a vender e exibir títulos de autores locais sem que seja cobrado nenhum percentual do preço de capa, com o intuito de promover a divulgação e propagação da literatura, assim como os autores independentes.
O festival contará ainda com a “Rua da Economia Criativa”, com direito a música instrumental, artesanato e gastronomia, além de uma intensa programação infantil e infantojuvenil e da exposição “Retorno” com três obras infláveis desenvolvidas pelo artista plástico Gia Tristão.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, para aqueles que não poderem comparecer ao Fliaraxá, é possível acompanhar a cobertura do evento pelo YouTube e Facebook.
Confira a programação completa no site oficial da Fliaraxá.
0 Comments:
Postar um comentário