Jô Soares é o novo imortal da Academia Paulista de Letras

O escritor, apresentador, humorista e dramaturgo Jô Soares é o mais novo membro da Academia Paulista de Letras (APL), ocupando a cadeira 33 da instituição, que antes pertencia ao escritor Francisco Marins, falecido em abril deste ano.

Jô Soares / foto: divulgação
Segundo o presidente da APL, Gabriel Chalita, em comunicado à imprensa, “Jô Soares recebeu com muito entusiasmo e alegria a notícia”. Chalita disse ainda que a escolha de Jô engrandece a APL e que com certeza suas ideias irão tornar os debates entre os acadêmicos ainda mais ricos.

Sobre o autor

José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares, nasceu em 16 de janeiro de 1938 no Rio de Janeiro, e além de jornalista e autor, é também dramaturgo, diretor de teatro, ator, músico e pintor. Sendo que, desde o ano de 2000 é o apresentador do bem sucedido talk-show da TV Globo, “Programa do Jô”, que atualmente exibe a sua última temporada.

O autor também escreveu vários textos, artigos, peças de teatro, roteiros para TV, e livros, entre os mais famosos estão “O Xangô de Baker Street” (1995), “As Esganadas” (2011), “O Homem que Matou Getúlio Vargas” (1998) e “Humor nos Tempos do Collor” (1992). Já sua última peça foi o espetáculo “Histeria”, que teve sua estreia em agosto de 2016.

A Academia Paulista de Letras (APL), localizada no Largo do Arouche, centro de São Paulo, existe a mais de 100 anos e conta com quarenta membros. Entre eles, estão nomes como Walcyr Carrasco, Ignácio de Loyola Brandão, Ruth Rocha, Lygia Fagundes Telles, Mauricio de Sousa, Antonio Ermírio de Moraes, Miguel Reale Jr., Gabriel Chalita, Bolívar Lamounier, Jorge Caldeira, e muitos outros.

Saiba mais no site oficial da APL.

0 Comments:

Postar um comentário