Fliaraxá 2015

Tem inicio hoje a 4ª edição do Festival Literário de Araxá, a Fliaraxá, que acontece até o dia 30 de agosto na Fundação Cultural Calmon Barreto.


Com o tema “Imagina os livros. Imagina a Cidade”, a edição deste ano, promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a oficinas, palestras, apresentações artísticas, saraus de poesia, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da cultura brasileira.

Entre eles a premiada romancista, poetisa, professora e tradutora, Lya Luft, que será a homenageada deste ano do evento, no qual irá celebrar seus 50 anos de carreira literária. Com mais de 30 livros publicados a autora gaucha irá participar de um bate-papo sobre sua obra ao lado da amiga, a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon.

Convidados

Assim, durante quatro dias, a Fliaraxá reúne em sua programação inúmeros escritores, ilustradores, jornalistas e personalidades, para discutir os mais variados assuntos, sob a curadoria do idealizador do projeto “Sempre Um Papo”, Afonso Borges, e dos escritores Humberto Werneck e Leo Cunha.

Entre os convidados estará o cordelista e folclorista baiano Marco Haurélio, o líder indígena, Ailton Krenak, o poeta e declamador Paulo Netho, e a atriz Clarice Niskier. Assim como a escritora, colunista e jornalista Mônica Cunha, o jornalista e escritor Xico Sá, o escritor, roteirista e cineasta Fernando Bonassi, o matemático e historiador Ernesto Rosa, e a roteirista carioca de cinema e TV Antonia Pellegrino.

Também estão confirmados os renomados escritores Luiz Ruffato, Vicente de Brito Pereira, José Paulo Cavalcanti Filho, Laura Conrado, Mary Del Priore, Pedro Gabriel, Santiago Nazarian, Frei Betto e Miriam Leitão. Além do escritor, cartunista e jornalista Dirceu Ferreira, dos jornalistas Marçal Aquino e Sérgio Abranches, entre muitos outros.

O evento também contará com convidados internacionais, como o jornalista, tradutor e escritor argentino Leopoldo Brizuela, que lançou no país a obra “Uma Mesma Noite”, assim como o autor português Gonçalo Tavares, com livros traduzidos em diversos idiomas.

Novidades

Com cerca de 60 autores consagrados em sua programação, a Fliaraxá deste ano irá celebrar os 150 anos da cidade de Araxá, os 50 anos da Academia Araxaense de Letras e os 800 anos da Língua Portuguesa, com contos, música, poesia e mesas de debates, que discutem as relações entre história e literatura.

Além disso, o festival também contará com uma extensa programação infantil e juvenil, com direito a contação de histórias, teatro, oficinas e a presença de inúmeros convidados, como as famosas autoras da literatura juvenil, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Babi Dewet, que estarão juntas no palco para discutir suas obras e lançarem o livro de contos “Um Ano Inesquecível”.

Assim como a premiada escritora infantil, Marina Colasanti, o ilustrador Jô Oliveira, que comemora seus 40 anos de carreira, e o quadrinista, imortal da Academia Brasileira de Letras, Mauricio de Sousa, que comemora seus 80 anos no evento, sem falar é claro, no mascote oficial da Fliaraxá, o Tamanduel.

Para aqueles que não poderem comparecer a Fliaraxá, o evento será transmitido em tempo real pelo streaming do seu site oficial. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube, pelo Twitter e pelo Facebook.

Assista ao vídeo promocional do evento:



Confira a programação completa no site oficial da Fliaraxá.

0 Comments:

Postar um comentário