Salão do Livro de Paris 2015

A cidade de Paris se torna palco hoje de um dos eventos literários mais importantes da França, o “Salon du Livre de Paris”, que este ano terá o Brasil como país homenageado.


Em sua 35ª edição, o evento também irá homenagear as cidades polonesas Cracóvia e Wroclaw, que terão 22 de seus mais renomados autores presentes no Salão do Livro.

O evento, que acontece até o dia 23 de março no Parque de Exposições de Porte de Versailles, contará ainda com a participação de cerca de 1.200 expositores de 50 países, além de mais de 4.700 autores, jornalistas, quadrinistas, poetas, atores e personalidades nacionais e internacionais.

Entre eles o autor e historiador britânico-polonês Norman Davies (Europa na Guerra), o escritor francês Marc Levy (E Se Fosse Verdade), o autor britânico de best-sellers internacionais, Ken Follett (O Século), e o ator americano Roger Moore (007), entre muitos outros.

Programação

Com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, o Salão do Livro é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo.

Assim, durante quatro dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, promovendo debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como o livro, o romance, a arte, os quadrinhos, a ciência, a culinária, a política, a música, o cinema e a educação.

Sendo que uma das novidades desta edição será o espaço “Viagem, Férias e Histórias de Aventura”, dedicado a literatura de viagem, que contará com estandes especializados, uma biblioteca temática, mesas redondas e muito mais.

Há também a Praça da Juventude, um espaço dedicado ao público jovem e infantil, que contará com oficinas, apresentações artísticas e encontros com autores, quadrinistas e ilustradores da literatura infantojuvenil.

Convidado de Honra

Com o lema “Um País cheio de vozes”, o evento deste ano terá, pela segunda vez, o Brasil como convidado de honra, sendo que este irá levar ao público francês toda a riqueza, a diversidade e a vitalidade da literatura brasileira.


O país contará com um espaço de 500m² destinado à venda e exposição de inúmeros títulos de cerca de 50 editoras. Assim como palestras, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com 48 autores nacionais dos mais diversos gêneros literários.

Entre eles o poeta, ensaísta e jornalista Affonso Romano de Sant'Anna, a escritora e ilustradora de livros infantis, Ângela Lago, o premiado autor e ilustrador, Roger Mello, a atriz e autora Fernanda Torres, o quadrinista Fábio Moon, e o escritor Paulo Coelho. Além de três imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, Antônio Torres e Nélida Piñon. Sem falar nos renomados autores Daniel Galera, Edney Silvestre, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Patrícia Melo, Paulo Lins e Michel Laub, entre muitos outros.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário