23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

sexta-feira, agosto 22, 2014 Iuçara Soares 0 Comentários


Atenção fãs literários, já começou a tão esperada Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece até o dia 31 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.


Em sua 23ª edição, o evento promete uma programação atraente e diversificada, com direito a apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes autores nacionais e internacionais.

Convidados

Durante 10 dias, a bienal reúne em sua programação alguns dos mais renomados autores, ilustradores, jornalistas e personalidades de diversas partes do mundo para discutir os mais variados assuntos, como a literatura, as artes, a gastronomia, o jornalismo, a educação, e muitos outros.

Entre os escritores convidados estarão os americanos Hugh Howey, criador da famosa saga de ficção científica “Silo”, e Harlan Coben, premiado autor de best-sellers internacionais de mistério e suspense.

Assim como as autoras da literatura fantástica e infantojuvenil, Cassandra Clare (Os Instrumentos Mortais) e Kiera Cass (A Seleção). Além do escritor britânico Ken Follet, criador da obra “Pilares da Terra”.

Também estão confirmados no evento os autores internacionais Pablo De Santis (Argentina), Adbulai Sila (Guiné-Bissau), Sally Gardner (Inglaterra), Inês Pedrosa (Portugal), Elias Khoury (Líbano), Francis Dupuis-Déri (França) e José Eduardo Agualusa (Angola), e vários outros.

Já entre os convidados nacionais estarão os renomados autores Miriam Leitão, Laurentino Gomes, Maurício de Souza, Ziraldo, Mary Del Priore, Paula Pimenta, Carolina Munhóz, Thalita Rebouças, Raphael Draccon, Eduardo Spohr, André Vianco, Ruy Castro, Ricardo Azevedo, e outros.

O evento também contará com a participação das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, cerca de 300 expositores, que irão apresentar os mais importantes lançamentos editorias, além de oferecer uma diversidade única de títulos para os inúmeros visitantes.

Espaços Culturais

Com o tema “Diversão, cultura e interatividade: tudo junto e misturado”, a bienal deste ano contará com oito espaços, criados especialmente para agradar a leitores de todas as idades e gostos literários.

Assim como a tradicional “Arena Cultural”, espaço dedicado aos autores best-sellers nacionais e internacionais, no qual participam de bate-papos sobre suas obras e os mais diversos temas.

Já o “Salão de Ideias”, considerado o principal centro de debates do evento, recebe autores, pensadores e personalidades, que irão discutir sobre temas atuais e de relevância social e cultural. Entre os convidados estarão o historiador Gregory Claeys (Inglaterra), o professor e crítico Hans Ulrich Gumbrecht (Alemanha), e o ilustrador brasileiro Roger Mello.

Há ainda o “Anfiteatro”, espaço reservado às artes, que apresenta espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema. Sem falar no Cozinhando com Palavras, no qual Chefs-autores ministram aulas-shows e participam de debates sobre gastronomia e literatura.

As crianças e os jovens também terão seu lugar garantido no “Espaço Imaginário”, que contará com mais de cem atividades, incluindo a exposição “Incontáveis Linhas, Incontáveis histórias”, um panorama da ilustração brasileira, e a “Floresta de Narrativas”, um bosque com 21 árvores cenográficas.

Além do “Quem faz Conta”, no qual artistas, autores, ilustradores e quadrinistas recebem o público para um bate-papo sobre suas obras e seu processo de criação. Entre eles o escritor, ilustrador e roteirista Fábio Yabu (Combo Rangers), o renomado autor da literatura infantojuvenil, Pedro Bandeira, e a escritora paulista Andrea Del Fuego.

Novidades

Uma das novidades desta edição é o BiblioSesc, promovido pela SESC São Paulo, que ocorre em dois diferentes lugares, na “Praça de Histórias”, dedicada ao mundo das narrativas e da oralidade, e na “Praça da Palavra”, dedicada à palavra escrita e suas possibilidades narrativas.

Sendo que em ambas as praças serão realizadas apresentações artísticas, saraus, bate-papos e contação de histórias, no qual os personagens dos livros ganham vida através das vozes de autores e personalidades, como a atriz Fernanda Montenegro e a escritora e atriz Kiara Terra. 

Há também o Estande Edições SESC, que oferece diferentes experiências e possibilidades de leitura por meio de espetáculos, contação de histórias, lançamentos e bate-papos. 

Além do espaço “Escola do Livro”, no qual convidados de diversas partes do mundo participam de palestras, workshops e cursos voltados para o desenvolvimento dos profissionais da educação e do mundo editorial. 

Assim, numa mistura de literatura, diversão, negócios, gastronomia e cultura, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo promete agradar a crianças, jovens e adultos, incentivando o gosto pela leitura e pelos livros.

Não percam! :)

Confira a programação completa no site oficial da Bienal do Livro.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!