Uma Homenagem à Douglas Adams em seu 61º aniversário

segunda-feira, março 11, 2013 Iuçara Soares 0 Comentários ,


Na data de hoje, o mundo comemora o nascimento do famoso escritor britânico Douglas Adams, que deixou sua marca no universo literário.

Douglas Noel Adams nasceu em 1952 na cidade de Cambridge, na Inglaterra, e sob a orientação de alguns professores dedicados, desenvolveu um intelecto privilegiado no seu período de escola.

Adams iniciou sua carreira como escritor, após se formar em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge, em 74, e passar um bom tempo viajando como mochileiro pela Europa.

Segundo os amigos do autor, que se declarava um “ateu radical”, a leitura, o humor, os animais selvagens e a tecnologia eram suas grandes paixões, que ele parece ter conseguido reunir com sucesso em uma de suas obras mais famosas, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

"Douglas Adams era um gênio. Ele era um humorista
britânico profundo e brilhante, que também foi um romancista muito relutante", diz o amigo Neil Gaiman, autor da obra "Don’t Panic: Douglas Adams & the Hitchhiker’s Guide to the Galaxy", em entrevista ao jornal The Washington Post.

Sua obra

Considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial de ficção científica, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” foi criado, inicialmente, como um programa da rádio britânica BBC, em 1978, e depois transformado em uma série de cinco livros, em 1979.

Mais tarde a saga foi adaptada para outros formatos, como uma série de TV em seis episódios. E em 2005, foi lançado um filme baseado no primeiro livro da série.

Douglas Adams também é famoso por ter escrito três episódios para a renomada série britânica de ficção científica “Doctor Who”, estrelada na época pelo ator Tom Baker. 

Além de ter trabalhado com Graham Chapman com quem escreveu para a série “Monty Python”.  O autor também escreveu sobre algumas das espécies mais ameaçadas do mundo em seu livro “Last Chance to See”.

O escritor morreu inesperadamente aos 49 anos, em Maio de 2001, de um súbito ataque cardíaco. Na época em questão, ele estava morando em Santa Barbara, Califórnia, com sua esposa e filha.

Uma homenagem especial

Para celebrar o aniversário do autor, o Google criou um Doodle interativo contendo diversas referências à obra de Douglas Adams, em especial ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

foto: Google
Na página inicial do Google é exibido um painel de controle animado, com um dispositivo no qual se lê a frase "Não entre em Pânico". Ao clicar no dispositivo, o internauta acompanha uma série de animações, com efeitos sonoros, baseadas na obra do autor.

À direita, sob a janela, dois botões tiram o volume e exibem a pesquisa sobre o autor. Já à esquerda, com um clique na porta do elevador, é possível ver um dos personagens mais queridos das histórias de Adams, o robô maníaco-depressivo, Marvin.

Para aqueles que não sabem, Doodle é o nome dado aos logos comemorativos do Google, utilizados para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas, artistas e autores famosos.

Feliz aniversário, Douglas Adams!

Saiba mais sobre “O Guia do Mochileiro das Galáxias” neste post.

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Responderei assim que possível.

Obrigada pela visita!