Mais de cem países celebraram em 02 de abril, o “Dia Internacional do Livro Infantil”, uma data criada em homenagem ao aniversário do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o pai dos contos de fadas.
A data foi instituída, em 1967, pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização sem fins lucrativos que representa uma rede internacional de pessoas de diversas partes do mundo com a missão de inspirar o amor pela leitura nos mais jovens, e chamar a atenção para os livros infantis.
Uma mensagem especial
Como ocorre todos os anos, para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a IBBY escolheu um tema e convidou um proeminente autor de um dos seus países membros para escrever uma mensagem de incentivo à leitura para as crianças do mundo inteiro, que é acompanhada por um cartaz, especialmente, criado para esta data por um famoso ilustrador, também do país anfitrião.
Com o tema “A Liberdade da Imaginação”, o país convidado deste ano é a Holanda, sendo representado pela ilustradora Janneke Ipenburg, e pela autora e poeta Rian Visser. Juntas, elas celebram o poder dos livros infantis, que ajudam as crianças a explorar sua imaginação, a desenvolver sua criatividade e a ver o mundo de uma nova maneira, pois bons livros convidam os leitores a interpretar as palavras por si mesmos, tornando a história sua.
O que vai de acordo com o lema, que é a última frase do poema “The Language of Pictures”, que faz parte da premiada coleção de poesia ilustrada “Alle wensen van de wereld” (2021) de Rian Visser e Janneke Ipenburg.
“Faça imagens para o meu poema e, por favor, sinta-se à vontade: estas palavras pertencem a você, embora tenham vindo de mim.”
A Linguagem das Imagens
para as palavras,
para as coisas que eu digo?
Em seguida, desenhe
parte da imagem,
frio,
vento,
um nó na garganta
ou azar,
desenhe uma tosse,
um suspiro,
o cheiro de pão fresco,
o tempo,
um momento,
o início ou o fim
de um plano,
desenhe o lugar onde quer que seja,
o lugar onde nunca,
o lugar onde em breve
algo vai acontecer,
desenhe a dor de um empurrão,
o gosto do mar.
Há tantas coisas
que eu quero ver,
como o amor,
um dia,
e talvez para mim.
Faça imagens
para o meu poema
e, por favor, sinta-se à vontade:
estas palavras
pertencem a você,
embora tenham vindo de mim.
- Rian Visser
Feliz Dia Internacional do Livro Infantil, leitores! ٩(^ᗜ^ )و ´-
0 Comments:
Postar um comentário