Tem início hoje um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Em sua 23ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com cerca de 43 convidados nacionais e internacionais. Sendo que este ano, o evento, que acontece até o dia 03 de agosto na cidade histórica de Paraty, irá homenagear o escritor, crítico literário, tradutor, músico e poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), cuja obra não apenas enriqueceu a literatura brasileira, explorando desde o concretismo até a poesia marginal e a democratização literária, mas também ampliou os limites da linguagem para alcançar um público maior.
Convidados
Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação inúmeros autores, ilustradores, jornalistas, atores, músicos, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas, que participam de 20 mesas literárias, que terão como foco temas relevantes nos cenários nacional e internacional, como o meio ambiente, a crise climática, as guerras e a democracia. Além de investigar a fundo a beleza, o lirismo e o impacto da poesia na língua portuguesa.
Entre os autores internacionais estarão o premiado escritor português Valter Hugo Mãe, o historiador israelense Ilan Pappe, as escritoras mexicanas Cristina Rivera Garza e Dahlia de la Cerda, a quadrinista sueca Liv Strömquist, a romancista francesa Neige Sinno, a jornalista e escritora espanhola Rosa Montero, o premiado escritor italiano Sandro Veronesi, a escritora chilena Alia Trabucco Zerán, a poeta e romancista surinamesa-holandesa Astrid Roemer, a professora e escritora argentina Dolores Reyes, e outros mais.
Já entre os convidados nacionais estarão o cantor, compositor e poeta Luís Perequê, a poeta, artista e tradutora Marília Garcia, o compositor e poeta Nei Lopes, o jornalista e autor Tiago Rogero, o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes, o escritor, tradutor e professor Caetano Galindo, o ator, escritor e roteirista Gregorio Duvivier, a escritora, jornalista, antropóloga e artista plástica Monique Malcher, a poeta, haicaista, publicitária, letrista e tradutora Alice Ruiz, o músico, compositor, ensaísta e professor José Miguel Wisnik, entre muitos outros.
As mesas da programação principal da Flip ocorrem no Auditório da Matriz e serão transmitidas ao vivo no Auditório da Praça, pelo canal oficial do evento no YouTube e pelo site. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo Facebook.
Flipinha, FlipZona & o Programa Educativo
Com o tema “Planeta Vivo”, o Programa Educativo da Flip convida crianças, jovens e educadores a imaginar futuros possíveis para um mundo em transformação, nos espaços “Flipinha” e “FlipZona”, na tenda da Praça da Matriz. Sendo que, pela primeira vez, o programa convidou autores para participarem do processo de curadoria da Flipinha, sendo eles André Gravatá, Daniel Kondo, Geni Núñez, Julia Medeiros, Nina Rizzi e Waldete Tristão.
Com espaço cada vez mais valorizado no universo editorial, a literatura infantil segue a todo vapor na Flipinha com encontros literários com autores, ilustradores e artistas que exploram novas linguagens e formatos. Entre os convidados estarão Denilson Baniwa, Inaldete Pinheiro, Chico dos Bonecos, Roseana Murray, Barbatuques, e outros. Já a FlipZona, voltada aos jovens, promove ações como Agência Jovem de Notícias, laboratórios audiovisuais e participação em escolas locais. Além de encontros literários com diversos convidados, entre eles António Jorge Gonçalves, Flávio de Araújo, Sergio Vaz, Ondjaki e Gaël Faye.
Além dos encontros literários, o Educativo Flip mantém a tradicional Regata, que é feita em parceria com o Instituto Náutico de Paraty, as apresentações artísticas, as oficinas, as mediações de leitura, o Programa Jovem Repórter, a Sessão Curta FlipZona e as rodas de conversa do FlipEduca, na Casa da Cultura. Sem falar na ação Pés de Livro, espalhados pela Praça da Matriz, que pela primeira vez será dedicada a um único autor, uma homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo, falecido em 2024.
Programação Paralela
Arte, música e performances também fazem parte da Flip, no Programa Flip+, que inclui cinema, música, cenografia e arquitetura efêmera no centro histórico de Paraty. Em sua parceria com a Casa da Cultura, a Flip+ promoverá mesas literárias, lançamentos de livros e conversas sobre produções contemporâneas. Enquanto que no Cinema da Praça, o programa leva ao público produções recentes inspiradas em obras literárias brasileiras, documentários e rodas de bate-papo.
Uma das novidades deste ano será a inauguração do palco “Caprichos & Relaxos”, ao lado do Auditório da Matriz, um espaço dedicado à poesia livre inspirada em Leminski, com apresentações de 15 poetas brasileiros em leitura e performances de poemas de cerca de 20 minutos cada. Sem falar no Palco da Praia, que contará com uma programação de shows e apresentações artísticas.
O evento também contará com o retorno do espaço “Portugal: Livros e Sabores”, um café literário, que propõe uma imersão na cultura portuguesa e nas suas conexões com o Brasil, com bate-papos com escritores de ambos os países, além oferecer experiências gastronômicas com degustações de vinhos, petiscos e doces típicos de Portugal. Sendo que os escritores José Luís Peixoto (Portugal) e Rafael Gallo (Brasil) serão os anfitriões na área literária.
Casas Parceiras
Há mais de 10 anos, a Flip organiza e integra a presença das Casas Parceiras ao tecido urbano e cultural de Paraty, o que permite que editoras, veículos de comunicação, representações governamentais internacionais e diversas instituições culturais tragam suas próprias iniciativas e convidados para o público, ampliando o alcance e a diversidade da programação cultural da Festa.
Nesta edição, a Flip contará com 25 casas parceiras que irão promover uma programação para agradar a todas as idades, como é o caso da Casa Sesc, que contará com shows, oficinas, contação de histórias, performances, apresentações artísticas, exposições e rodas de conversas com autores como Itamar Vieira Jr., Tati Bernardi, Eliana Alves Cruz, e a cantora e poeta Adriana Calcanhotto, que no dia 2 de agosto, fará um recital poético mesclando canções e textos de autores como Leminski, Antônio Cicero, Arnaldo Antunes e Ferreira Gullar.
No seu quarto ano na Flip, a Casa Estante Virtual reúne grandes nomes da literatura, como Conceição Evaristo, Marcela Ceribelli, Geni Nuñez, Afonso Cruz, Marcelino Freire, Jessé Andarilho, e Jeferson Tenório, que participa do encontro do Clube do Livro da Estante Virtual. Enquanto que, a Casa Record promoverá uma ampla programação com 15 mesas, 30 autores, e uma oficina literária com Marcelino Freire. Já a Casa PublishNews irá reunir mais de 102 convidados em 28 painéis e mesas de debates para discutir temas como formação de leitores, políticas públicas do livro, tecnologia na indústria editorial, livros mais vendidos, feiras e eventos literários, literatura, podcasts, neurociências, entre outros assuntos.