Uma Homenagem a Giacomo Leopardi

Nesta quinta-feira, a página inicial do site de buscas, Google, exibe seu mais novo Doodle, uma homenagem aos 225 anos do estudioso, filósofo e poeta italiano, Giacomo Leopardi, considerado uma das figuras literárias mais importantes da Itália do século XIX.


Nascido neste dia em 1798 na pequena cidade de Recanati, província de Macerata, na Itália, Giacomo Leopardi descobriu ainda jovem o seu amor pela leitura ao passar longas horas na biblioteca de seu pai, composta por cerca de vinte mil volumes. Durante esse período ele se tornou fluente em latim, grego antigo e hebraico, o que formou as bases para sua carreira como filólogo, profissional que estuda a história e o desenvolvimento das línguas. 

Ao longo de sua vida ele traduziu vários clássicos latinos e gregos. Além de ter se apaixonado perdidamente pelas ideias do Iluminismo, um movimento filosófico que promoveu a razão e a lógica sobre a superstição, o que o levou a se tornar um dos pensadores mais radicais de seu tempo. Aos 14 anos, ele escreveu Pompeo in Egitto (Pompeu no Egito), um manifesto criticando uma das figuras mais poderosas de Roma. Nos anos seguintes, escreveu várias obras filológicas e poemas notáveis, como L'appressamento della morte (Aproximação da Morte), Inno a Nettuno (Hino a Netuno) e Le Rimembranze (Memórias). 

A escrita de Leopardi carrega um toque de pessimismo, melancolia e ceticismo, além de frequentemente explorar o patriotismo, o amor não correspondido e as profundas reflexões sobre a existência humana - tornando-o um precursor do existencialismo. As obras Canti (Cantos) e Canzoniere (Livro de Canções) estão entre sua poesia lírica mais famosa. Sendo que, uma de suas últimas peças literárias foi Operette morali (Pequenas obras morais), uma coleção de ensaios filosóficos espirituosos escritos em estilo irônico. 

O poeta morreu em Nápoles no ano de 1837, tendo seus restos mortais transferidos, desde 1839, para o túmulo de Virgílio, situado nos jardins da igreja de Santa Maria di Piedigrotta. Leopardi escreveu poucos versos, mas foram versos capazes de tocar a alma de gerações de leitores por mais de duzentos anos, e o Doodle de hoje é uma homenagem singela ao seu legado.

Para aqueles que não sabem, o doodle é o nome dado aos logos comemorativos do Google, utilizados para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas e artistas famosos. Sendo que estes são desenvolvidos por uma equipe de designers e engenheiros, chamados Doodlers.

0 Comments:

Postar um comentário