Festival do Livro de Paris 2023

A cidade luz se torna palco de um dos eventos literários mais importantes da França, o “Festival du Livre de Paris”, que este ano tem a Itália como convidada de honra.


Com o intuito de oferecer aos leitores franceses uma verdadeira semana italiana, o Festival do Livro de Paris, que acontece até o dia 23 de abril no Grand Palais Ephémère, no Champ-de-Mars, se une ao ITALISSIMO, o festival de literatura e cultura italiana, por meio de um programa conjunto intitulado “Passions Italiennes”, com direito a encontros, leituras, performances, e a participação de cerca de 50 autores italianos.

O Festival

O ilustre Salão do Livro de Paris agora ocorre na forma de um grande festival, que rebatizado em 2022 de “Festival du Livre de Paris”, continua a evoluir e se reinventar com um programa inovador de mais de 200 eventos, que contarão com a participação de 300 editoras e cerca de mil autores de diversos países, que se apresentam como observadores e testemunhas de seu tempo, para discutir questões culturais, sociais, ambientais e políticas dos dias atuais, além do ato de escrever e pensar o mundo.

“É porque os livros são tantas janelas que se abrem para o mundo que o Festival do Livro de Paris faz questão de abri-las em todas as direções. Literatura geral, livros infantis, thrillers, histórias em quadrinhos, mas também livros práticos, ciências humanas, espiritualidade... Quem quer que sejas, sejam quais forem os teus interesses, há sempre um livro para ti.” - Marie-Madeleine Rigopoulos (Diretora Artística do Festival do Livro de Paris)

Entre os convidados italianos estão alguns dos autores e personalidades mais renomadas da literatura contemporânea, como Daniele Mencarelli, Paolo Cognetti, Paolo Rumiz, Antonio Scurati, Milena Agus, Giosuè Calaciura, Milo Manara, e Erri De Luca. Já entre os franceses estarão Franck Thilliez (Gataca), Fanny Joly, Frédéric Beigbeder, Philippe Besson, Raphaël Enthoven, Robin Recht, Christophe Ono-Dit-Biot, Allain Bougrain- Dubourg, e Edgar Morin. Também estão confirmados no evento a premiada escritora belga Amélie Nothomb, o mangaká, ilustrador e designer japonês Atsushi Kaneko, a autora colombiana-americana Alex Aster (Emblem Island, Lightlark), a escritora argelina Sarah Rivens (Captive), o romancista britânico Jonathan Coe, entre muitos outros.

Programação

Com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, o Festival du Livre de Paris é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo. Sendo que o primeiro dia do evento (21/04) é dedicado, exclusivamente, aos profissionais do livro e da educação, que participam de palestras, seminários, conferências, mesas redondas, e reuniões de negócios. 

Logo depois, o festival é aberto aos milhares de amantes da literatura, que durante todo o fim de semana, irão desfrutar de uma programação cultural criativa e diversificada, que promete agradar a todos os públicos, promovendo workshops para crianças, concertos, apresentações artísticas, sessões de autógrafos, leituras, entrevistas, debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como o livro, a tradução, a arte, os quadrinhos, a ecologia, a ciência, a política, a música, a poesia, o cinema, a história, o jornalismo, os audiobooks, os e-books, e muito mais.

“E porque os livros são também uma oportunidade de diálogo, as nossas mesas redondas convidam à discussão autores de todas as áreas, independentemente da sua forma de expressão. Ambos resolutamente ancorados em seu tempo e capazes de uma visão elevada específica de sua profissão de criadores e intelectuais, eles sabem melhor do que ninguém como captar as tendências de seu tempo e, às vezes, até mesmo antecipá-las. Os temas das várias mesas redondas que oferecemos são a expressão disso.” - Marie-Madeleine Rigopoulos (Diretora Artística do Festival do Livro de Paris)

Serão inúmeros debates, encontros e entrevistas em eventos como o “Polar”, dedicado à literatura policial em todas as suas formas, que promove encontros com os grandes nomes do gênero, que falam sobre suas obras e técnicas de escrita. Assim como o “Jeunesse”, dedicado ao público jovem, que conta com mostras de animações, concertos e shows, oficinas, jogos, apresentações artísticas e encontros com autores e ilustradores da literatura infanto-juvenil. Há ainda o “Quadrinhos e Mangás”, dedicado inteiramente a nona arte, no qual inúmeros quadrinistas e ilustradores se reúnem para refletir sobre a diversidade e os principais desenvolvimentos dos quadrinhos nos últimos anos. Sem falar nos eventos focados nos gêneros de fantasia, história e ensaio.

Livre Paris

Com o ideal de promover uma reunião livre de todas as ideias e todos os talentos, o Festival do Livro de Paris não ficará contido ao Grand Palais Ephémère, realizando diversos eventos literários tanto em locais de prestígio da capital francesa quanto em alguns bem inusitados.


“Por fim, se este programa foi construído com uma vontade de livre circulação de ideias, também o foi com a vontade de criar um momento de comunhão e partilha entre o público e os autores. Paris ainda é uma festa!” - Marie-Madeleine Rigopoulos (Diretora Artística do Festival do Livro de Paris)

Assim o festival deixa os seus muros para promover diversos eventos em lugares como o Grande Anfiteatro da Sorbonne, o Centro Cultural Canadense, o Espaço Pierre Cardin, e a Academia do Clima (Académie du Climat), localizada na esplêndida antiga prefeitura do 4º arrondissement, no coração do Marais e a poucos passos da Place des Vosges.

Sem falar, no Museu de Artes e Ofícios (Musée des Arts et Métiers), antiga igreja que agora abriga o famoso Pêndulo de Foucault, além de preservar um formidável patrimônio técnico e industrial. Um lugar emblemático do conhecimento, que recebe o evento “Ciência para Todos” (Sciences pour tous), no qual inúmeros autores compartilham a sua paixão pela ciência e explicam algumas de suas grandes questões.

Sendo que, o magnífico auditório da Biblioteca de Média Marguerite Yourcenar (Médiathèque Marguerite Yourcenar) se torna palco de grandes entrevistas com renomadas figuras da filosofia, da história e da antropologia. Enquanto que o Colégio Bernardino (Collège des Bernardins), um edifício histórico considerado como uma joia da arquitetura, recebe inúmeros pensadores, autores e editores no Festival de Livros Religiosos. Já a Casa da Poesia (Maison de la Poésie), um espaço de criação, divulgação e encontros culturais localizado no Teatro Molière, bem no coração de Paris, dá voz aos autores e poetas através de encontros, debates, leituras e performances.

Confira a programação completa no site oficial do Festival du Livre de Paris.

0 Comments:

Postar um comentário