Hoje é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a proteção aos direitos autorais, e o desejo de compartilhar ideias e conhecimentos, para inspirar compreensão, tolerância e sociedades inclusivas.
(Designed by pikisuperstar / Freepik) |
Como em todos os anos, nesta mesma data, a UNESCO concede a uma cidade o título de Capital Mundial do Livro, que demonstra a sua importância no cenário da literatura. Em 2023, a cidade escolhida é Acra, capital de Gana, na África Ocidental, em reconhecimento ao seu forte enfoque na juventude e seu potencial para contribuir com a cultura e riqueza do país.
Celebração
Neste dia, milhões de leitores e escritores de mais de cem países celebram a data com iniciativas para promover a leitura, feiras do livro, lançamentos literários, contações de histórias, noites de autógrafos, bate-papos com autores, maratonas de leitura, e a tradicional troca de livros por rosas. Além de também prestar homenagens ao aniversário da morte de dois grandes mestres da literatura, William Shakespeare e Miguel de Cervantes.
Na Europa e na América, por exemplo, a data é comemorada com a tradicional World Book Night, uma celebração anual que tem o objetivo de promover o amor pelos livros e pela leitura, além de criar novos leitores por meio da doação de exemplares para o público, entregues por voluntários.
Em sua 12ª edição, o evento desde ano, organizado pela The Reading Agency, teve 27 livros selecionados por um grupo independente de bibliotecários e livreiros. Sendo que, os autores dos livros renunciaram aos seus direitos e os editores concordaram em pagar os custos de produção das edições impressas.
Entre as obras estão o best-seller “Querido Edward” de Ann Napolitano, o clássico “Passing” de Nella Larsen, o mistério “Double Clue & Other Hercule Poirot Stories” de Agatha Christie, a comédia romântica “Paris Para Um e Outros Contos” de Jojo Moyes, a biografia “Maybe I Don't Belong Here” de David Harewood, a ficção científica infanto-juvenil “Game Over: Rise Of The Raid Mob” de M. J. Sullivan, e muito mais.
Assim, neste domingo, milhares de pessoas saem às ruas, no Reino Unido, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Irlanda, distribuindo mais de 250 mil livros aos membros de suas comunidades, compartilhando a paixão pelos livros e pela leitura, de pessoa a pessoa.
Saiba mais sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor neste post.
Feliz Dia Mundial do Livro! 😄
0 Comments:
Postar um comentário