Festa Literária Internacional de Paraty 2015

Tem inicio hoje na cidade histórica de Paraty, um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).


Em sua 13ª edição, a Flip promete uma programação cultural variada e dinâmica, com direito a exibição de filmes, oficinas, exposições, shows, lançamentos, debates e bate-papos com mais de 40 convidados nacionais e internacionais.

Sendo que nesta edição, o evento, que acontece até o dia 05 de julho, irá homenagear o poeta, crítico musical, gestor público, folclorista, agitador cultural e escritor paulista, Mário de Andrade.

Convidados

Durante cinco dias, a Festa Literária reúne em sua programação inúmeros autores, ilustradores, jornalistas, atores, músicos, poetas, tradutores, críticos e pensadores de diversas áreas, que participam de mais de 20 mesas de debates, nas quais serão discutidos os mais variados assuntos, como a literatura, o jornalismo, a ciência, a política, a poesia, além de muitos outros, sob a curadoria do jornalista Paulo Werneck.

Entre os convidados internacionais estará o romancista australiano, vencedor do Man Booker Prize 2014, Richard Flanagan, o premiado escritor, jornalista e crítico literário irlandês Colm Tóibín, o autor, cineasta e cartunista sírio-francês Riad Sattouf. Assim como a escritora israelense Ayelet Waldman, o escritor queniano Ngũgĩ wa Thiong’o e o premiado acadêmico e autor russo Edward Frenkel.

Além da poetisa portuguesa Matilde Campilho, do dramaturgo e roteirista britânico David Hare, do escritor argentino Diego Vecchio, do premiado autor cubano de romances policiais Leonardo Padura, e da autora e poeta britânica Sophie Hannah, responsável por dar continuidade à série de Hercule Poirot, personagem criado por Agatha Christie.

Já entre os convidados nacionais estará o jornalista e autor Luiz Ruffato, o compositor, escritor, poeta e produtor musical, Hermínio Bello de Carvalho, o jornalista, crítico musical e pesquisador José Ramos Tinhorão, a historiadora e cientista política, Heloisa M. Starling. Assim como o premiado matemático Artur Ávila, o quadrinista Rafa Campos, a cantora e atriz Karina Buhr, e os escritores Marcelino Freire e Luciana Sandroni, além de muitos outros.

As mesas da programação principal da Flip serão transmitidas ao vivo pelo streaming do site oficial do evento. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube e pelo Twitter.

Mais eventos

Além da Flip, a cidade fluminense de Paraty também abriga uma série de eventos paralelos a festa literária, como a tradicional FlipMais, realizada na Casa da Cultura e, pela primeira vez, na Capela Nossa Senhora das Dores, a Capelinha, entre os dias 2 a 5 de julho. O evento contará com mesas literárias, saraus, shows, apresentações artísticas e exibição de filmes.

Há também a Flipinha, evento destinado ao público infantil, que reúne em sua programação 14 dos mais renomados autores e ilustradores para representar a diversidade de gêneros e a criatividade da literatura infanto-juvenil brasileira, em espaços com a tradicional “Ciranda dos Autores”, entre muitos outros.

Sem falar na FlipZona, a “ala jovem” da Flip, uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia, que tem como objetivo incentivar o habito de leitura nos jovens por meio das novas mídias. Tendo como foco a produção audiovisual, o evento também promove a convergência entre a literatura, o patrimônio cultural local, novas tecnologias e redes sociais.

Confira a programação completa do evento no site oficial da Flip.

0 Comments:

Postar um comentário